Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

 -

Formado em arquitetura pela FAU-USP, Marcelo Katsuki é cozinheiro formado pela Escola de Gastronomia João Dória Jr e sommelier pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

20º Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá

Por Marcelo Katsuki

Desculpem pelo sumiço, é que tirei uns dias de férias! Passei o final de semana em Visconde de Mauá para acompanhar o concurso gastronômico da cidade, que já está em sua vigésima edição, e também para participar da criação da associação Brasil à Mesa. Na foto acima, produtos da feira de orgânicos Sabores da Montanha, que acontece na entrada do evento.

 

Uma das atividades mais aguardadas, além do concurso, é o jantar dos chefs convidados. Olha a galerinha reunida acima: Wanderson Medeiros, Rodrigo Martins, Isaías Neries, Tereza Paim, Heiko Grabole, Joca Pontes, Daniela Martins, além da jornalista Alexandra Forbes (à esquerda).

 

A entrada da chef Tereza Paim era composta por dois caldinhos: um de abóbora com gorgonzola e outro de feijão. Tereza também cuidou do couvert que tinha vatapá, mousse de maturi, manteiga de pinhão, farofinha e grissini de dendê.

 

O chef Wanderson Medeiros preparou um Filé de truta na folha de bananeira com um delicado purê de batata doce e hortelã.

O principal, a cargo do chef Joca Pontes (à esquerda), foi uma Paleta de cordeiro prensada e depois grelhada na manteiga de garrafa, que desmanchava de tão macia. Acompanhava um molho do assado com mel de engenho, legumes na chapa e farofa de terreiro.  A foto do prato ficou medonha, mas acho que dá para ver um pouco acima. Vou ver se consigo uma foto do evento e posto aqui.

 

Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, preparou um Bolo de rolo de cupuaçu com sorvete de creme. E não é que o cupuaçu ficou muito bom no recheio?

 

Prestigiando o concurso, os críticos Josimar Melo (da Folha de S.Paulo) e Alexandra Forbes e o diretor editorial da Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho.

Depois eu volto com a cobertura do concurso e mais detalhes sobre o movimento Brasil à Mesa!

Blogs da Folha