Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

 -

Formado em arquitetura pela FAU-USP, Marcelo Katsuki é cozinheiro formado pela Escola de Gastronomia João Dória Jr e sommelier pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Empadão de novela

Por Marcelo Katsuki

Eu já me cansei de fazer esse empadão da novela das 7h. E o pior: ainda não consegui fisgar ninguém pelo estômago, como a Rosário, personagem da Leandra Leal (e olha que já fiz até uma versão turbinada com cream cheese e legumes, essa da foto acima).

Mas tudo bem. O grande barato dessa receita é aprender (e nunca mais se esquecer) que bastam 100 gramas de manteiga com sal para cada xícara de farinha de trigo para se fazer uma massa. Só isso.

Agora quando sobra qualquer coisa em casa, já vou logo pegando o saco de farinha na despensa pra transformar os restos em empadão. Tudo vira empadão. Tudo envolto em massa amanteigada. Tudo gostoso. É o hype da reciclagem.

 

Empadão de Frango da Rosário*

Massa

2 xícaras de farinha de trigo
200 gramas de manteiga
1 colher de café de sal
2 gemas (na verdade, 1 basta)
2 colheres de sopa de azeite de oliva

Recheio

500 gramas de frango cozido e desossado
2 cebolas picadas
6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
½ xícara de azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de salsinha picada
1 copo de requeijão
6 colheres de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Massa

Coloque a farinha em um recipiente, depois abra um buraco no centro dela e adicione manteiga em temperatura ambiente, adicione ainda o sal e misture bem, até formar uma massa homogênea. A massa tem que ficar bem uniforme e firme, sem ficar quebradiça. Reserve.

Recheio

Em uma panela com fogo médio, refogue o alho picado e, em seguida a cebola, no azeite de oliva, até dourar. Em seguida, acrescente o frango desossado e cortado em pequenos pedaços junto com os tomates picados. Adicione o sal e a pimenta do reino, depois, a salsinha picada e as azeitonas. Deixe cozinhar em fogo brando até criar um caldinho e então adicionar o copo de requeijão. Misture bem até dissolver totalmente o queijo e desligue o fogo. Deixe esfriar e reserve.

Montagem
Utilize um refratário de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Separe metade da massa para preencher o fundo e as laterais do tabuleiro. Quando isso estiver feito, coloque o recheio frio sobre a massa e abra aos poucos o restante da massa para o fechamento do empadão. Se ela ficar quebradiça, vá cobrindo por partes, com pedaços da massa (na hora em que assa, fica tudo assentado).
Misture as 2 gemas com duas colheres de azeite e, com o auxílio de um pincel, cubra toda a superfície da torta. Asse em forno pré-aquecido a 200° durante 30 minutos.

*Receita do chef Ecio Cordeiro de Mello.

 

Blogs da Folha