Cozinha de Oaxaca e tequilas no Obá

Por Marcelo Katsuki

Brochetita de ceviche chamoy: peixe marinado em limão com frutas, tomate, cebola e coentro com chamoy, uma calda de tamarindo, maracujá e flor de hibisco. Mas pode me chamar de espetinho de ceviche, rs.

 

A 7ª Semana de la Gastronomia Mexicana y del Tequila do Obá segue até o dia 29 de julho com o chef mexicano Alejandro Ruiz praparando pratos típicos da região de Oaxaca. Ontem foi realizado o jantar-degustação no restaurante onde reinaram os moles (molhos feitos com especiarias, chiles variados e chocolate) assim como chapulines, hoja santa e huitlacoche, típicos dessa região do México. Abaixo, os pratos.

 

Totopo com guacamole coberto com chapulines, os crocantes grilhinhos silvestres (ao fundo); chile pasilla recheado com um maravilhoso molho de nozes;  tortilla crocante de milho com língua em cubinhos, com salsa e orégano; rollito de hoja santa, uma folha aromática (seria como um charutinho de folha de uva – e que os deuses mexicanos me perdoem por essa analogia) com queijo, feijão, linguiça e molho de chile guajillo

 

Camarão marinado com chile guajillo servido com purê de banana e chuchu; polvo com hoja santa e arroz com huitlacoche, aquele famoso fungo mexicano; filé de peixe grelhado com geleia de tomate, batatas e alcaparras.

 

Leitoa em mole verde feito com folhas e especiairas, feijão branco e chuchu.

 

Peru ao mole negro, de especiarais, pimentas e chocolate, banana da terra e arroz; taquito de pato (o melhor!) com feijão e mole de quatro tipos de pimentas secas.

Os doces fecharam o regabofe com cor e sabor (ui!): mousse de chocolate oaxaqueño com coulis de flor de hibisco e pó de pimentas; chantilly de cupuaçu (o chef é apaixonado pela fruta), baunilha e manjericão com manga e limão; creme caramelizado de baunilha e ovos com doce de leite mexicano feito com leite de cabra.

 

As tradicionais bandeirinhas mexicanas de papel recortado que decoram o salão e o chef Alejandro Ruiz. Vai!

 

Obá restaurantemapinha aqui

Rua Dr. Melo Avles, 205 – tel.: 0/xx/11/3086-4774