Receita do Risoto Caipira

Caipira tá na moda, então eu juntei tudo o que tinha sobrado na geladeira, fiz um mexidão e batizei com esse nome. Mentira, rs! Mas bastou postar a foto no insta pro povo pedir a receita. É fácil. O pulo do gato é o estrugido com cebola, cenoura e salsão, que dá a base do caldo. E a decoração com ovos e cebolinha. Nordeste feelings.

Risoto Caipira

Processe 1 cebola, 2 talos de salsão e 1 cenoura pequena até quase formar uma pasta (tem que deixar umas pelotinhas). Frite em um fiozão de óleo numa panela larga, até caramelizar e deixe no canto da panela. Ali mesmo, frite 1 linguiça (toscana, calabresa ou mesmo paio), junte no canto com o estrugido e frite 2 copos de arroz. Nesse ponto vai estar uma grande bagunça, mas tudo bem.

Misture tudo, junte 3 copos de água fervente, acerte o sal e cozinhe até secar; daí tampa, abaixa o fogo e deixa mais 4 minutos. Se tiver sobras de churrasco ou frango assado, manda ver.

Depois de pronto pode adicionar ervilhas frescas, milho, azeitona, o que você gostar. Não coloco durante o cozimento pra não ficar tudo com o mesmo gosto. O importante é finalizar com uma pimentinha moída na hora e decorar com ovos cozidos e cebolinha pra ficar bem naïf. Porque a gente come primeiro com os olhos, né?

 

Comentários

  1. u, mais ficou bonito heim?
    e se me permite um pitaco, dá próxima vez, coloca um alho poró nessa mistura, ele combina bem com o salsão.
    Unabraço e bom apetite.

  2. bom, depois das controvérsias sobre o Baião de Dois apresentado aqui, posso dizer que, ao menos na foto, parece muuuuuito bom. Sem contar que a combinação de cores realmente lembra um quadro (será que foi de propósito???)…Rs!
    De qualquer forma, olhos e estômagos agradecem!

    1. Simples e bonito, né? Acho que o ovo e a cebolinha arremataram bem, rs! Abs!

  3. ahauhaah a gente come com os olhos tambem.. a foto ja dizia tudo, eu estava pensando se voce ia nos dar a receita..ainda bem que resolvi dar uma olhadinha aqui…e..zap..ai esta..

  4. Além de comer com os olhos, eu engordo com os olhos tb :). Vou fazer, idéia boa e simples. Abs!

    1. Tânia, faz e depois me conta se deu certo a fritureira toda numa panela só, rs. Abs!

      1. Marcelo, Bom dia!
        Fiz o Risoto Caipira no Domingo, ficou divino, ganhei muitos elogios. Sobrou para segunda, não sei fazer pouco, sou exagerada, rs. Abs!

        1. Que bom, Tânia. Incrível pq é uma receita tão trivial, né? Abs!

Comments are closed.