Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

 -

Formado em arquitetura pela FAU-USP, Marcelo Katsuki é cozinheiro formado pela Escola de Gastronomia João Dória Jr e sommelier pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

Perfil completo

Publicidade

Receita do Risoto Caipira

Por Marcelo Katsuki

Caipira tá na moda, então eu juntei tudo o que tinha sobrado na geladeira, fiz um mexidão e batizei com esse nome. Mentira, rs! Mas bastou postar a foto no insta pro povo pedir a receita. É fácil. O pulo do gato é o estrugido com cebola, cenoura e salsão, que dá a base do caldo. E a decoração com ovos e cebolinha. Nordeste feelings.

Risoto Caipira

Processe 1 cebola, 2 talos de salsão e 1 cenoura pequena até quase formar uma pasta (tem que deixar umas pelotinhas). Frite em um fiozão de óleo numa panela larga, até caramelizar e deixe no canto da panela. Ali mesmo, frite 1 linguiça (toscana, calabresa ou mesmo paio), junte no canto com o estrugido e frite 2 copos de arroz. Nesse ponto vai estar uma grande bagunça, mas tudo bem.

Misture tudo, junte 3 copos de água fervente, acerte o sal e cozinhe até secar; daí tampa, abaixa o fogo e deixa mais 4 minutos. Se tiver sobras de churrasco ou frango assado, manda ver.

Depois de pronto pode adicionar ervilhas frescas, milho, azeitona, o que você gostar. Não coloco durante o cozimento pra não ficar tudo com o mesmo gosto. O importante é finalizar com uma pimentinha moída na hora e decorar com ovos cozidos e cebolinha pra ficar bem naïf. Porque a gente come primeiro com os olhos, né?

 

Blogs da Folha