A felicidade é complexa

Conheci a Taça da Felicidade nesse bonito salão da doceria Tia Maria, em Belém, o doce mais complexo e cheio de camadas que já experimentei. Mas o bom é que ele não é pesado e nem muito doce, chegando a ser “refrescante”, como me disse o Paulo Pistache, amigo da cidade que me levou para conhecer o local.

 

Lá na Tia Maria eles vendem uma versão mini do doce, que tradicionalmente é servido numa taça gigante de vidro. E com muitas camadas. Tem pudim de leite, creme de cupuaçu, pudim de claras, frutas fatiadas como abacaxi, pêssego em calda e uva, biscoito champanhe embebido, chantilly: pense na lista de ingredientes para montar esse doce!

Antes ele era servido apenas em ocasiões muito especiais, mas assim como a maniçoba deixou de ser um prato só do Círio, a Taça da Felicidade agora pode ser consumida sempre, principalmente lá na Tia Maria.

 

Outro doce que comi lá e que usa ingredientes locais foi a Torta Eunice Castro, feita com queijo cuia (queijo do reino), doce de cupuaçu, massa e glacê. Essa é para quem gosta de doce bem doce e que mescla o doce com o salgado. E de bastande doce, olha o tamanho dessa fatia!

 

A doceria ocupa um casarão tombado pelo patrimônio, o que já indicaria um espaço interessante, mas o trabalho de decoração deixou o lugar ainda mais charmoso e aconchegante. Na última noite na cidade voltei lá (era perto do hotel) mas não havia mais nenhuma taça da felicidade. Ô, tristeza…

• Veja aqui uma receita da Taça da Felicidade.

Tia Maria Doceriamapinha aqui
Travessa Benjamin Constant, 1366 – Belém/PA – Tel.: 0/xx/91/3224-0867

Comentários

  1. Fico muito feliz com comentarios de pessoas antenadas e que voluntariamente descrevem notas gratuitamente, apenas pelo que é real. Eu agradeço e coloco-me a disposição pra montar taças qdo vc quiser,rsrsrsr. Abraços
    Ana Neusa, proprietaria da doceria Nega Maluca e Tia Maria.

    1. Ana, em dezembro estarei de volta e vou querer comer todas as taças da felicidade que você montar, rs! Abs!

  2. Olá Marcelo, Com prazer li sua reportagem sobre a Doceria Tia Maria. Sou arquiteto responsavel pela decoração. Esse é um cliente especial e o resultado deste projeto me orgulha muito. Obrigado pela visita! Gde Abr.

    1. Oi José. Parabéns pelo projeto! Imagino as dificuldades para se decorar um casarão tombado com todas as restrições. Mas ficou muito bacana, das cores aos objetos. Abs!

  3. Morei algum tempo em Belém,
    Quando queria comer doce ia na tia Maria, local com projeto arquitetônico maravilhoso e guloseima saborosa,
    Tenho muita saudades, dos doces e do lugar,
    Parabéns as doceiras e ao arquiteto também jose vieira.

  4. Os doces feitos na Tia Maria e na Nega Maluca sao verdadeiros manjares dos Deuses Gregos…..ainda voltarei là!!!!

    1. Queridos, agradeço muito. Em momentos de tantas dificuldades isso é uma tremenda força.

  5. Nossa pesquisando fotos de Taça da Felicidade na net vi a foto da Doceria e não tinha como não reconhecer. Essa é a melhor doceria de Belém, o Bolo de Morango, o de Brigadeiro com Cupuaçu e a Nega Maluca são sobremesas imbatíveis que não comi igual ou melhor em nenhum lugar que estive. Moro bem próximo a doceria e sempre que chego lá o atendente já conhece meu pedido rsrs.. Me sinto em casa neste lugar e me sinto muito orgulha por ler esta matéria e ver nossa culinária tão bem apreciada.

  6. Marcelo, so vi seu comentario agora, estive no RS do dia 5 a 13, mas o pai do Tiago Castanho disse que qdo vc estivesse aqui me ligaria, rsrsrs.

    1. Fui no domingo ao meio-dia, mas depois vi que não abria, rs. Adeus, felicidade, rs!

Comments are closed.