Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

 -

Formado em arquitetura pela FAU-USP, Marcelo Katsuki é cozinheiro formado pela Escola de Gastronomia João Dória Jr e sommelier pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

Perfil completo

Publicidade

Receita: Cocada mole com banana caramelada

Por Marcelo Katsuki

Todo mundo adora essa sobremesa do chef Alcindo Queiroz, lá do restaurante Patuá Delícias do Mar. A combinação de banana caramelada com cocada mole e sorvete de tapioca é perfeita. Na falta do sorvete de tapioca utilize sorvete de nata ou baunilha. Fica bom de qualquer jeito.

 

 

Cocada mole com bananas carameladas e sorvete de tapioca

Ingredientes para a cocada:
– 01 coco (seco) ralado
– 1/2 lata de leite condensado
– 01 xícara (chá) de açúcar cristal
– 01 xícara (chá) de água de coco
– 01 xícara (chá) de água
– 06 unidades de cravo da índia
– uma pitada de sal

Modo de preparo:
Numa panela adicione todos os ingredientes e deixe cozinhar em fogo bem baixo por meia hora, mexendo de vez em quando e sem deixar queimar (se necessário adicionar um pouco de água do coco ao cozimento ou um pouco mais de leite condensado). A cocada tem que ficar mole e bem branquinha. Apague o fogo e retire os cravos da índia.

Bananas carameladas

Ingredientes:
– 02 bananas maduras e firmes (tipo pacovan ou nanica)
– 01 colher (sopa) margarina
– 04 colheres (sopa) de açúcar cristal

Modo de preparo:
Numa frigideira, derreta a margarina e adicione as bananas em rodelas. Doure no ponto dos dois lados, polvilhe o açúcar, desligue o fogo e deixe caramelizar naturalmente sem mexer.

Sirva colocando a cocada mole no fundo do prato, cubra com as bananas carameladas e coroe com uma bola de sorvete. Regue com um pouco de leite condensado para completar a doçura.

 

Blogs da Folha