Um passeio pelo Mercado Central de Sofia

Por Marcelo Katsuki

Encontrei o Mercado Central de Sofia quase que por acaso. Começou a chover e corri para me abrigar numa saguão onde várias pessoas se acomodavam. Era a entrada do mercado! Ele ocupa um amplo galpão inaugurado em 1911 e que se encontra muito bem conservado.

 

No térreo ficam os boxes de frutas, flores, peixes, carnes e embutidos, queijos, além de quiosques de serviços e produtos como roupas, produtos domésticos e até jóias.

 

Lá você encontra os famosos queijos búlgaros, feitos com leite de ovelha ou cabra. O queijo branco búlgaro é muito gostoso pois não é tão ácido apesar do sabor potente

 

O box da Kehap tem as melhores comidas para levar ou comer na pracinha de alimentação localizada no mezanino. Também te um atendente que fala inglês.

 

A variedade de pastas e queijos cremosos é impressionante. Tudo muito saudável.

 

Já a patisseria búlgara utilizam muita massa folhada, como na burekae nas banitzas, que podem ser doces ou salgadas.

 

Vista da estrutura da cobertura do galpão e do café central localizado no térreo. No mezanino, ao fundo, a praça de alimentação.

 

A barraca de peixes vende também os mesmos já preparados, em sua maioria, fritos. Praticidade!

 

O prato que mais me chamou a atenção foi o pimentão recheado com arroz e carnes. O mesmo recheio pode ser usado com folhas de repolho, similar ao charuto.

 

Uma das barracas que mais curti fica no final desse corredor, à direita. Eles preparam sucos variado e disponibilizam em garrafinhas de 500 ml e de 1 litro. Chega a formar fila em alguns momentos. Tomei um suco de grapefruit com maçã e voltei para comprar mais e levar para o hotel. Outra coisa boa nesse mercado são os preços, bem convidativos. Um programa que recomendo.

 

Mercado Central de Sofia
Informações aqui