Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

 -

Formado em arquitetura pela FAU-USP, Marcelo Katsuki é cozinheiro formado pela Escola de Gastronomia João Dória Jr e sommelier pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

Perfil completo

Publicidade

Receita pantaneira: Macarrão de Comitiva

Por Marcelo Katsuki

Assisti à aula do chef Paulo Machado sobre cozinha pantaneira na segunda-feira para aprender a fazer Chipa e Sopa Paraguaia mas fui supreendido pela receita do Macarrão de Comitiva, uma daquelas receitas práticas e rápidas que a gente adora fazer numa noite de insônia.

Também conhecido como Macarrão Boiadeiro ou Macarrão Pantaneiro, o prato é preparado nas comitivas formadas por grupos de peões de boiadeiro utilizando carne de sol e espaguete. A praticidade está no fato de que a massa não é escorrida, mas cozida no molho (como uma fideuá). E o diferencial, no uso da carne de sol com suco de laranja, que dá um gosto tão especial que dispensa até o queijo ralado.

 

Macarrão de Comitiva

– 2 xícaras de chá de carne de sol cortada em pedaços pequenos
– 2 dentes de alho picados
– 1 colher de sopa de óleo de milho
– suco de uma laranja
– 1 pacote de espaguete

Preparo
– Pique a carne e lave-a em bastante água
– Refogue o alho no óleo quente. Junte a carne de sol e frite
– Coloque o suco de laranja e quando estiver dourada, acrescente a massa (quebrada em 4 partes). Misture bem
– Frite sem deixar queimar, mas deixe bem corado
– Coloque água aos poucos, sem mexer muito, até a massa ficar ao dente
– Retire do fogo e deixe descansar tampado por 5 minutos
– Você pode servir com cheiro verde picado e para o preparo ficar ainda mais tradicional, pode usar também carne de churraso defumada.

 

Durante a aula, o chef colocou ainda um pouco de óleo de pequi, deixando o preparo ainda mais aromático. Amanhã e sábado (dias 5 e 6 de abril) acontecem mais duas aulas com o chef Paulo Machado. Inscrições e informações pelo e-mail cmaribeiro@uol.com.br

Blogs da Folha