Miya recebe o chef pernambucano Joca Pontes

Por Marcelo Katsuki

Pescado do matuto: pargo grelhado na manteiga de garrafa com escamas crocantes sobre um pirão de queijos, feijão verde em caldo de carne, farofa, vinagrete e farelo de bacon

Vocês estão me achando quase recifense? Pois meu primeiro jantar de volta a São Paulo foi no Miya, restaurante do chef Flávio Miyamura, que está recebendo o chef pernambucano Joca Pontes para um menu a quatro mãos.

Dois grandes talentos oferecendo um menu de seis tempos (R$ 140) com um resultado admirável. Joca faz uma cozinha contemporânea com toques regionais e técnica apurada –sua base é a cozinha francesa. E Flávio traz toda aquela bagagem do D.O.M. e do eñe, com uma pegada mais autoral e marcadamente afetiva.

A foto que abre esse post é do Pescado do matuto, o peixe mais gostoso que comi nos últimos tempos. Saboroso, cheio de detalhes, texturas, surpreendente. Só no pirão são cinco tipos diferentes de queijo. Um jantar que vale muito a pena, mas que só acontece hoje.

 

O menu inicia-se com uma perfeita parceria entre os dois chefs: Croqueta de aratu (um pequeno caranguejo) e sopa fria de tomate

 

A primeira entrada é um enorme camarão cozido servido com a cabeça crocante, purê de macaxeira e creme de couve-flor

 

A segunda entrada é matadora: Ravióli de gema com cebolas caramelizadas num denso caldo de costela com foie gras e ciboulette

 

O primeiro pratro principal é o Pescado que abre o post. A foto acima é do segundo prato, um Risoto de abóbora com costela de porco desfiada e gelatina de cachaça busca vida, que dá um gostoso toque de acidez e doçura ao prato.

 

De sobremesa, uma reconfortante taça de pitanga, acerola e goiabada com creme batido de mascarpone e farofa crocante de castanha de caju.

 

Os chefs Joca Pontes e Flávio Miyamura: combinado top nipo-pernambucano

O jantar faz parte do projeto Miya Convida e terá em sua próxima edição a chef Bella Masano, do restaurante Amadeus (especializado em frutos do mar) que terá a missão de preparar apenas carnes. Pense num desafio!

Miyamapinha aqui
R. Fradique Coutinho, 47 – Pinheiros – Tel.: (011) 2359-8760