Aula com o #1 do mundo

Por Marcelo Katsuki

O chef Joan Roca e Juliane Mussarelli, brand manager da Electrolux

Joan Roca está numa correria só. Entre almoços, aulas e jantares, mal consegue comer. O chef do El Celler de Can Roca, eleito o melhor restaurante do mundo pela revista inglesa Restaurant, disse ontem que ainda não tinha provado nada da gastronomia local, mas que hoje visitaria o Mercado Municipal e passaria pelo Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira.

 

O chef realizou ontem uma ‘cooking demo’ para convidados na Casa Electrolux, nos Jardins. Explicou o preparo, que era finalizado na cozinha show, enquanto provávamos os bocados.

 

Um dos pratos degustados foi a Ostra com cava, compota de maçã, avelãs tostadas, pão com especiarias, curry e casca de limão. Tudo para ser apreciado de uma só vez.

 

Joan disse que o mais difícil era pensar o porquê fazer uma receita e não a sua concepção. O chef acredita que sua função ao cozinhar seja servir e fazer as pessoas felizes. Prioriza a ideia de hospitalidade. E mostra-se humilde e de uma simpatia incomum nos dias de hoje –ainda mais nesse meio.

 

As palavras que Joan considera pontos de partida para as suas criações

 

Bombons de grapefruit e Campari: esferas líquidas envoltas em manteiga de cacau

 

O chef explicando o preparo dos Brioches de trufas ao vapor

 

Os brioches foram cozidos em vapor de caldo trufado e finalizados com raspas de trufas negras

 

 

A plateia atenta que lotou o salão da Casa Electrolux

 

O chef estará na cidade até o dia 19, sábado, comandando almoços no restaurante Maní e jantares no Consulado da Espanha. Veja mais informações aqui no site do Spainfusion.