Entregue-se ao chef!

Por Marcelo Katsuki

te13-sopa-ameixa

 A surpreendente sopa de ameixas frescas com torresminho de lulas. Uau!

Vou confessar uma coisa: ando com uma preguiça de escolher o restaurante de cada dia… Se me ligam pedindo dicas, dou várias, mas quando é para mim, fico todo enrolado. Tô lesado ou é o cansaço do fim de ano? Para escolher os pratos, pior ainda. Leio e releio os cardápios, troco pedidos, saio contrariado. Por isso meus olhinhos brilharam com o “fique nas mãos do chef” da Tasca da Esquina. E o preço? 82 realidades por um menu de quatro tempos. Supimpa!

 

te13-pastel

Fui jantar lá nessa semana e o chef Luis Espadana mandou muito bem –o Vítor Sobral estava viajando. Começou com uma gostosa sopa de ameixas frescas com torresminhos de lula. Você nem percebe que é lula até ela ser revelada. Seguida por pastéis de costelinha de porco com compota de limão e pimenta dedo-de-moça e algumas folhas.

 

te13-atum

Na sequência,  atum em dois tempos: uma untuosa barriga grelhada servida com creme de espinafre e amêndoas. E um hambúrguer de atum com especiarias muito bem temperado, acompanhado por creme de maçã e uma torrada com creme de manteiga.

 

te13-camarao

Fechando o enxuto –porém suficiente menu de quatro tempos– um trio formado por bacalhau assado no forno com cebola confitada sobre uma emulsão do próprio pescado, um camarão salteado (no ponto perfeito) com pimenta e alecrim e um arroz de tomate de fazer raspar o copinho. Uma receita tão simples onde contam os ingredientes –o arroz é o português Carolino, importado pela Adega Alentejana e à venda na lá na Tasca– e a finalização com coentro, manjericão e, se não me engano, hortelã.

 

te13-pudim

Eu já estava satisfeito e feliz por não ter exagerado e nem ter tido que escolher nada nessa refeição, mas acabei não resistindo ao pudim Abade de Priscos, que ao lado do Creme Queimado, é uma das sobremesas de que mais gosto do restaurante. Ops, já estava me esquecendo do sorvete de ginginha, uma maravilha que você só encontra na Tasca e que fica irresistível se acompanhado de um cálice do mesmo. Experimenta.

 

Tasca da Esquinamapinha aqui
Alameda Itú, 225 – Jardins – Tel.: 0/xx/11/3141-1149