40 anos do meu chinês favorito

Por Marcelo Katsuki

TZ13-17

 Frango frito com molho de gengibre (meia porção)

O restaurante  Taizan está completando 40 anos nesse final de semana (no endereço da Galvão Bueno) e segue firme como um dos melhores chineses da cidade. Dona Fumiyo Yusa toca o negócio da família desde o falecimento do marido em 1983, o chef Kaoru Yusa, com uma dedicação admirável. Fui almoçar lá na sexta-feira e como estávamos em quatro, pedimos meias porções pois os pratos são enormes.

 

TZ13-34

 Porco com repolho, tofu seco e pimentões (meia porção)

Razões não faltam para se gostar do Taizan: é amplo e com uma bonita decoração repleta de espelhos, tem um bonito jardim ao fundo que se abre para o salão, o serviço é impecável e até o banheiro é exemplar: limpo, claro e arejado. Sem falar na atenção que a dona Fumiyo dispensa para os clientes, da chegada até o momento da partida.

 

TZ13-99

 Arroz frito com carne e ervilhas

 Meus amigos sempre reclamam que só peço os mesmos pratos, mas é que gosto tanto que nem olho mais o cardápio, já peço pelo número: 17, 34 e 99. Traduzindo: frango frito com molho de gengibre, repolho salteado com porco e tofu desidratado e arroz frito com carne e ervilhas, que chamamos carinhosamente de “arroz preto”, rs.

 

TZ13-banana

Aproveite esse domingo ameno –porque ontem estava impossível de se andar com aquele calor– e vá para a Liberdade passear na feirinha e almoçar no Taizan. Outros pratos de que gosto muito lá são os Wantans fritos, de massa fininha e crocante, o Lombinho de porco frito e também o Yakissoba.

Ah, e reserve lugar para as tradicionais Bananas carameladas, irresistíveis. Mas vá com calma para não queimar a boca. As bananas, quanto mais frias, mais crocantes.

Restaurante Taizanmapinha aqui
Rua Galvão Bueno, 544 – Tel.: (11) 3277-8550 e 3208-9498