Thiago Castanho lança livro em SP

Por Marcelo Katsuki

liv14-cozinhaorigem

É, o chef dos restaurantes Remanso do Bosque e Remanso do Peixe de Belém do Pará estará na cidade na próxima segunda para lançar o livro Cozinha de Origem (Publifolha; 256 págs.) juntamento com a escritora especializada em gastronomia Luciana Bianchi. A sessão de autógrafos acontece no dia 12 de maio, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, tel. (11) 3030-3310.

A dupla preparou um livro com vários convidados que trabalharam em torno do tema “pratos brasileiros tradicionais revisitados”. Tem receitas dos chefs Rodrigo Oliveira, Roberta Sudbrack, Júnior Durski, do casal Janaína e Jefferson Rueda, entre outros. E as principais receitas dos restaurante do chef, incluindo meus dois pratos favoritos: Filhote na Brasa e Tiramisù de Bacuri. Tudo comentado pelo chef, que apresenta cada prato e dá até dicas de preparo.

Abaixo, uma receita de família, o Bolo da Dona Carmem, mãe dos chefs Thiago e Felipe e responsável por essa bela trajetória da família Castanho, juntamente com seu marido, seu Chicão, como é conhecido o pai dos chefs. Segundo Thiago, “o melhor bolo do mundo”.  Leitura recomendadíssima!

 

liv14-bolo-carmem

 

Bolo de Macaxeira da dona Carmem
Rendimento: 12 porções
 
Ingredientes:
– 2 colheres (sopa) de manteiga, para untar
– 1 kg de macaxeira ralada no ralo grosso
– 400 ml de leite de coco
– 160 g de açúcar
– 1 colher (chá) de sal
– 5 ovos caipiras grandes
– 1 colher (sopa) de semente de erva-doce
– 200 g de coco ralado na hora
 
Preparo:
1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira retangular de 30 cm x 25 cm com a manteiga.
2. Em uma tigela, misture a mandioca ralada com o leite de coco, o açúcar, o sal, os ovos, as sementes de erva-doce e o coco ralado. Mexa, até obter uma massa homogênea.
3. Despeje a mistura na assadeira e leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.
4. Retire do forno e sirva morno.

Dica do Thiago: O bolo fica perfeito acompanhado de um cafezinho moído e coado na hora

Fotos: Divulgação