Dois casais e uma cozinheira

Por Marcelo Katsuki

fk14-salao

Na recente viagem para conhecer os Vinhos da Península de Setúbal, passamos dois dias em Palmela, Portugal, e nos despedimos com um gostoso jantar no Four’k. O restaurante foi inaugurado em outubro do ano passado por duas irmãs, Regina e Renata, que contam com o apoio dos maridos, Gabriel e Daniel. Um cuida do salão e o outro da contabilidade. Nenhum deles tinha experiência com restaurantes –trabalhavam com esportes, transporte e TI– mas uniram seus sonhos e levaram a cozinheira da família para cuidar das panelas. Daquelas histórias que a gente adora ficar conhecer.

• Aprenda a preparar um delicioso Lombo de bacalhau ao forno com bacon

 

fk14-cogumels

O restaurante ocupa um diminuto sobrado numa pacata rua de pedras e recebeu decoração despojada com detalhes em vermelho. Começamos a refeição pedindo um gostoso prato de Cogumelos salteados com bacon, moscatel e coentros (2,50 euros).

 

fk14-lignui

Na sequência, Chouriço assado (2,50 euros), meio tostadinho, levemente picante, uma delícia. Também comemos linguicinhas (2 euros), tomamos uma sedosa sopa de ervilhas, pães, tudo acompanhado por um bom tinto local, claro.

 

fk14-receita-bacalhau

Já estavam todos meio satisfeitos quando resolvi pedir o Lombo de bacalhau no forno com bacon (8,50 euros). Uma das especialidades da casa é oferecer comida caseira bem executada mas também com bons preços. Onde eu comeria um bacalhau desses aqui por essa bagatela?

 

fk14-pasteis

De sobremesa, Pastéis de nata. Nada mais típico, com aquele creminho leve e pouco doce –ao contrário dos que comemos no Brasil, que até ardem a língua de tanto açúcar. Ok, gostamos de tudo mais doce, mas nem tanto.

 

fk14-escada

Detalhes da decoração do restaurante, que contou com a ajuda do irmão de uma das sócias, que também dá pitacos no cardápio. Um verdadeiro restaurante de família.

 

fk14-fachada

Foi uma bela despedida de Palmela. E pensar que iríamos passar nossa última noite comendo ‘tapas’ num bar mas o cozinheiro faltou e a gente desceu a rua até encontrar esse restaurante escondidinho. Jóia rara.

Four’kmapinha aqui
Praça Duque de Palmela, 20 – Palmela – Portugal