Coreia na Copa e na cozinha

Por Marcelo Katsuki

cartaz14-logo-kfood

Nessa quinta-feira, dia 26, a Coreia do Sul enfrenta a Bélgica na Copa enquanto o Bom Retiro recebe o Festival de K-Food, com 20 barraquinhas servindo comidas coreanas gratuitamente. Além da degustação, o evento terá apresentações musicais e de dança.

A festa acontece na rua Salvador Leme (final da Rua Prates) que será interditada. Mas é uma festa curta: começa às 13h e termina às 16h, então não marque bobeira! A proposta do festival é divulgar a gastronomia coreana, rica em alimentos apimentados e fermentados. Entre no clima e prepare essa receita de Kimchi, a tradicional e picante conserva de acelga coreana.

 

kf14-kimchi

Kimchi
Ingredientes:
– 1 acelga
– sal grosso
– açúcar
– 1/3 de nabo
– 1/2 maço de cebolinha fina
– 1 cabeça de alho
– 1 dedo de gengibre
– 1/2 cebola
– 1 copo de pimenta vermelha em pó ou em flocos
– 1/2 pera asiática

Modo preparo:
– Descarte as folhas grossas da acelga e as que estão machucadas. Também elimine o miolo e corte ao meio. Para salgar jogue sal grosso entre as folhas. Numa bacia, coloque água morna com sal grosso. Deixe de 5 a 8 horas para salgar e mexa a cada 2 horas.
– Corte o nabo em tiras. Salgue também por cerca de 1 hora e lave com água para tirar o excesso de sal.
– Enquanto nabo descansa, lave bem a acelga utilizando uma bacia cheia de água. Pegue a cabeça de acelga e chacoalhe para tirar sal e outros resíduos. Repita 3 vezes. Depois aperte bem para tirar excesso de água e deixe escorrer por 1 hora.
– Numa bacia coloque o nabo salgado. Bata o alho, a cebola, gengibre e a pera asiática no liquidificador. Acrescente a pimenta vermelha e por fim as cebolinhas e misture bem. Depois é só passar estes molhos entre as folhas de acelga e misturar com o nabo.

Dicas: Não guarde o kimchi diretamente numa embalagem de plástico, pois o cheiro vai ficar no plástico. Use uma embalagem de vidro ou inox. Deixe fora da geladeira para fermentar no primeiro dia.
O kimchi é muito versátil: dá para acompanhar uma refeição com carne mas também vai bem com massas, sopas e até no cachorro quente (eu curti, rs). Mas eu gosto mesmo é de comer puro.

Festival de K-Foodmapinha aqui

Crédito da foto: Maangchi