Comida para combater a ansiedade

Por Marcelo Katsuki

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Quando ameaça bater aquela ansiedade eu como logo uma banana. Na falta, tomo um copão de leite. Não sei de onde tirei isso, mas faço desde os tempos de universitário otário e funciona. Talvez seja apenas fome, já pensei.

Nessa semana recebi um e-mail da nutricionista Rafaela Allevato falando sobre como a alimentação pode combater a ansiedade. Como esse assunto sempre aparece na roda de amigos –seguido por indicações de remedinhos novos, rs– escrevi para ela solicitando uma relação de alimentos que de fato ajudariam a combater essa sensação incômoda. A listinha chegou logo e, surpresa, banana e leite estão no top 5 “calmantes”. Mira.

 

Alimentos que combatem a ansiedade

Frutas cítricas – Alimentos como laranja, maracujá e limão contêm vitamina C, que ajudam a diminuir a liberação de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse e ansiedade.

Banana – Possui o aminoácido triptofano que ajuda na liberação de serotonina.

Leite – Assim como a banana, também contém o aminoácido triptofano que atua na regulação do sono, provocando a sensação de relaxamento.

Verduras escuras (brócolis, escarola, couve) – Ricas em vitaminas do complexo B que atuam no sistema nervoso como antidepressivo natural.

Chocolate Amargo – Possui flavonóide que é um antioxidante capaz de facilitar a produção de serotonina.

Uva – Também contém flavonóides.

 

 Alimentos vilões da ansiedade

– Café e chá preto – Contêm a cafeína que é um estimulante do sistema nervoso central;

– Refrigerantes à base de cola – Também possuem cafeína.

Bebidas alcóolicas – O álcool estimula as células nervosas do organismo.

– Açúcar refinado (doces) –  Elevam os níveis de açúcar rapidamente, porém há uma baixa nesses níveis muito abrupta o que causa irritabilidade, depressão e tensão.

 

Fonte: Rafaela Allevato Frason, coordenadora de nutrição do Hospital San Paolo (São Paulo)