Receita de pão de ervas

Por Marcelo Katsuki

pde14-quadrado

Eu adoro tomar vinho com pão de ervas, não tem coisa melhor. E como gosto de pão fofinho e com muitas ervas e outros cacarecos, resolvei fazer em casa. Achei essa receita da Andréa Espínola no site da Faby Zanelati e resolvi juntar logo um queijo na massa, assim a harmonização ficava completa, rs. Sem falar que é daquelas receitas de liquidificador. Olha que fácil.

 

pde14-bater

Bata no liquidificador 3 ovos, 2 xícaras de água, 200 ml de óleo, 4 tabletes de fermento biológico, 3 colheres de sopa (rasas) de açúcar, 1 colher (rasa) de sopa de sal, 4 galhos de salsinha com talo, 4 galhos de cebolinha, manjericão, orégano, alecrim, 1 dente de alho e 1 cebola pequena. Se quiser, separe um pouco do manjericão e do alecrim para incorporar à massa depois de batida a base líquida.

 

pde14-farinha

Coloque 5 xícaras de farinha de trigo em uma tigela grande, faça um buraco no meio e vá jogando a mistura, mexendo sempre com uma colher.

 

pde14-formas

Deixe crescer por 1 hora em local protegido e coberto com um pano (ele dobra de tamanho). Depois distribua em formas untadas e enfarinhadas até a metade (ele dobra novamente de tamanho no forno). Hora da “customização”: eu cobri uma forma com gorgonzola esfarelada. A outra, apenas com flor de sal.

 

pde14-paro

Asse por 40 minutos, talvez um pouco menos, vai depender do seu forno. Eu assei 20 minutos no fogo alto e os outros 20 no fogo baixo. Rende de 2 a 3 formas.