A nova cozinha alemã

Por Marcelo Katsuki

li14-gutenapetit

Quando o assunto é comida alemã, a gente logo pensa no chucrute, no salsichão e no joelho de porco, só que essa cozinha é muito mais rica. Por isso me animei com o lançamento do livro “Guten Appetit! A nova cozinha alemã”, da Sabine Hueck, que acontece hoje a partir das 19h30 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

Sabine, brasileira radicada em Berlim há mais de 30 anos, é professora de gastronomia e para esse livro dividiu a Alemanha em oito regiões culinárias, retratando não apenas a cozinha mas também a cultura, os hábitos e as tradições de cada região. O livro traz ainda receitas com sugestões de harmonização de vinhos feitas pelo Luiz Horta.

Taí, uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da cozinha alemã contemporânea e poder bater um papo com a autora, Sabine, que se encontra na cidade por conta do lançamento.

Abaixo, a receita de Brezels (pretzel), o pão alemão em forma de nó super versátil: vai bem desde o café da manhã com manteiga ou cream cheese até acompanhando uma cervejinha nessa tarde quente!

 

li14-pretzel2

Receita de Brezels

• 500 g de farinha
• 250 ml de água morna
• 20 g de fermento biológico fresco
• 1/2 colher (chá) de açúcar
• 1 colher (chá) de sal
• 1 colher (sopa) de manteiga

Ingredientes para a cobertura
• 1 litro de água
• 40 g de bicarbonato de sódio
• 2 colheres (sopa) de sal grosso

Modo de preparo:
Coloque a farinha em uma tigela. Em outro recipiente, dilua o fermento e o açúcar na água morna. Despeje o líquido sobre a farinha e acrescente, em seguida, o sal e a manteiga em temperatura ambiente, sovando até virar uma massa uniforme. Deixe a massa coberta com um pano repousar por 40 minutos.

Divida a massa em seis partes, formando cilindros de cerca de 60 centímetros de comprimento sobre uma superfície. Se necessário polvilhe com um pouco de farinha. As pontas dos cilindros devem ser mais finas do que o centro. Forme as Brezels a partir destes cilindros, imitando o formato da foto. Cubra-as com um pano e deixe repousar por uns 10 minutos antes de mergulhá-las na cobertura.

Cobertura: ferva a água com o bicarbonato. Apague o fogo e mergulhe as Brezels, por 20 segundos, uma por uma. Retire-as com a ajuda de uma escumadeira, deixando escorrer bem o excesso de água. Polvilhe o sal grosso a gosto sobre as Brezels. Leve para assar de 20 a 25 minutos em forno pré-aquecido a 200° C, até dourarem.

Dica: a cobertura de sal grosso pode ser substituída por queijo ralado, sementes de gergelim, papoula, girassol ou abóbora.