Muito sol? Faça tomate seco

Por Marcelo Katsuki

tomateseco14A

Pare de reclamar desse ‘calor da gota’ e aproveite o sol para secar uns tomates! Você estará praticando consumo sustentável além de resgatar um patrimônio imaterial da cozinha dos anos 80: o famigerado tomate seco.

 

O meliante, coitado, já teve seus dias de glória, assim como o confrei, a rosa mosqueta, o azeite trufado e a paçoquita. Hoje tem seu consumo moderado mas aos poucos vem reaparecendo nos restaurantes sob o nome artístico de ‘tomate confit’.

 

tomateseco14

Minha mãe colheu um punhado de tomate cereja lá do rancho, cortou ao meio, colocou em uma assadeira com a polpa virada para cima. Salpicou sal e deixou ao sol por quatro horas, protegido por uma tela. E não é que as bichinhas secaram?
Daí ela temperou apenas com orégano e azeite e guardou na geladeira. Coisa prática: dá para jogar em uma massinha, usar no risoto de rúcula com tomate, fazer o tal do patê ou simplesmente comer puro. 

 

Sei, tomate seco está longe de ser uma novidade, mas é tanta loucura em pó ou espuma que é sempre bom poder se lembrar de coisas tão prosaicas como um tomate seco. E aproveite o sol –antes que chegue outra frente fria…