Evento na Paraíba discute a cozinha brasileira

Por Marcelo Katsuki

ino14-mara

 Mara Salles, chef do Tordesilhas (SP) fala sobre abobrinhas e jerimuns

A terceira edição do Inova Gastronomia Paraibana, realizado na semana passada em João Pessoa, reuniu chefs, empresários, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor com o objetivo de discutir não apenas a cozinha paraibana mas também diversos aspectos que envolvem o mercado gastronômico.

Foram palestras, aulas com chefs, jantares, passeios por mercados e até uma feirinha gastronômica. Abaixo, um breve mosaico das atividades dos dois primeiros dias, que pude acompanhar em minha rápida passagem pela cidade.

 

ino14-mocotos

Rodrigo Oliveira, Ana Clóris, Isadora Evelin e Adriana Miranda abriram o Fórum Paraibano de Gastronomia falando sobre regionalismo e empreendedorismo na cozinha. A importância da relação entre o cozinheiro e o produtor e a necessidade de se repensar a culinária regional em um cenário de globalização também foram assuntos discutidos.

 

ino14-rodrigo

O chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP) apresentou ainda uma aula com o tema “O sertão e a nova cozinha brasileira”.

 

ino14-salada

Uma das receitas criadas pelo chef foi a Salada de jerimum com queijo de cabra da Paraíba, crocante de sementes, tomate e rúcula. A outra foi a de Feijão verde com vinagrete e batata doce com nata.

 

ino14-doria

Carlos Alberto Dória falou sobre a formação da culinária brasileira enfatizando a valorização das riquezas regionais. Tratou desde o reposicionamento no repertório estético dos pratos até o desafio do trabalho culinário, que é conseguir dispor adequadamente o alimento entre as coordenadas de sabor, temperatura e cor. Encerrou falando da força do turismo, que pode massacrar a identidade e a tipicidade de uma região.

 

ino14-onildo

O chef paraibano Onildo Rocha, da Casa Roccia (PB) encerrou o ciclo de aulas da primeira noite com o tema “Paraíba – A casa é sua!”

 

ino14-eugenia

Foi montado um empreendimento modelo, o Restaurante Eugênia, que mostrava ao visitante como é o funcionamento ideal de um estabelecimento, desde a compra e armazenamento dos alimentos até o atendimento aos clientes. Bastante didático.

 

ino14-mapacachaca

Felipe Jannuzzi apresentou o Mapa da Cachaça, projeto que conta a história e cultura do destilado, além de mapear todo o país, localizando os mais de quatro mil produtores da bebida. O site traz produtores, marcas e até receitas. Vale a pena conhecer!

 

ino14-rodrigos

O chefe de bar do Mocotó, Rodriguinho, também apresentou receitas de drinques utilizando cachaça.

 

ino14-tomas

Thomas Troisgros, do Olympe (RJ), animou a plateia com receitas bacanas e que poderiam ser feitas em casa.

 

ino14-artagao

Pedro de Artagão, chef do Irajá Gastrô (RJ) ensinou o preparo de um Tropeiro de Mariscos.

 

ino14-feira

Ao lado da cozinha show, a feirinha de alimentos orgânicos vendia produtos e o grande sucesso foi a água de coco, a quenga de cocada e…

 

ino14-fogodobessa

… as pimentas e os azeites do Fogo do Bessa. Recomendo! Comprei um vidro de pimenta de cheiro outro de azeite com manjericão (5 reais cada) que estão fazendo sucesso em casa! Ah, liga lá: (083) 9626-1959 ou escreva para fogodobessa@bol.com.br

 

ino14-deg

Andrea d’Egmont e Fernando Sá apresentaram a palestra “Existe receita para restaurante dar certo?”, com muita informação útil para os novos empreendedores.

 

ino14-wanderson

Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí (AL) falou sobre a manteiga de garrafa e a nova cozinha nordestina. Teve o auxílio da chef e pesquisadora Adriana Lucena.

 

ino14-degusta

A melhor parte das aulas: degustação dos pratos apresentados 🙂

 

ino14-roccia

O almoço no restaurante Roccia, do chef Onildo Rocha apresentou belas criações, como o Tortelini de chambaril e o Camarão com arroz vermelho

 

inv14-concurso

O II Desafio Gastronômico integrou a programação do Inova e reuniu 18 alunos do curso de cozinha do Senac que tiveram de elaborar pratos que resgatassem receitas da infância mas com alguma inovação. Os chefs César Santos, Claudemir Barros e Mônica Rangel foram os jurados do concurso.

 

ino14-festa

A segunda noite terminou assim, com um grupo de forró animando a Feirinha Cultural e Gastronômica que tomou o salão principal da Casa Roccia com quiosques oferecendo comidinhas dos chefs do evento. Tinha de bolinho de feijão verde a pastel de quiabo e talharim de macaxeira com ragú de carne de sol. Inovação na cozinha regional brasileira.

 O jornalista viajou a convite da assessoria do evento