Prepare um goulash vegetariano

Por Marcelo Katsuki

rec15-goulash-vegetariano2
Goulash de carne de glúten com cogumelos
Rende de 2 a 3 porções

Para o seitan (carne de glúten)
2 xícaras de carne de glúten cortada em cubinhos de 2 cm x 2 cm. Deixe os cubinhos marinando por meia hora em 4 colheres (chá) de shoyu, 1 colher (chá) de azeite, 2 colheres (chá) de água, 2 dentes de alho amassados, 2 colheres (chá) de mostarda Dijon, 2 colheres (chá) de ervas secas, 1 colher (chá) de alecrim, ½ colher (chá) de páprica doce e ½ colher (chá) de pimenta-do-reino. Passe na farinha e frite por 1 a 2 minutos. Escorra em papel absorvente.

Para o goulash
½ xícara de funghi porcini ou outro cogumelo desidratado
1½ xícara de água
5 colheres (sopa) de óleo de girassol ou de gergelim
1¼ xícara de cebola picadinha
½ colher (chá) de sal marinho
½ colher (chá) de alecrim seco e moído
2 folhas de louro
1 colher (chá) de páprica doce
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora ou pimenta vermelha em pó
Molho de soja a gosto
1⁄3 xícara de vinho tinto
1½ colher (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de salsinha fresca para decorar

Arroz integral cozido para acompanhar

Coloque os cogumelos de molho na água por 30 minutos. Escorra, reservando a água em uma tigela, e pique-os.
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio. Frite a cebola com sal até que fique translúcida. Acrescente as ervas, as especiarias, o molho de soja e, mexendo sempre, espere que tudo fique levemente dourado. Junte os cogumelos e refogue por 1 a 2 minutos. Despeje o vinho e cozinhe em fogo brando por mais um minuto. Acrescente os cubos de carne de glúten fritos (seitan) e a água dos cogumelos. Tampe a panela e, assim que levantar a fervura, mexa novamente, reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 a 10 minutos. Dilua o amido de milho em um pouco de água fria e acrescente ao goulash, mexendo sempre, e espere ferver de novo. Sirva o goulash com arroz integral.

 

rec15-indispensavel2

Essa receita faz parte do livro Indispensável (Editora Alaúde, 144 páginas) que traz mais de 60 pratos vegetarianos à base de grãos da chef croata Dunja Gulin. Porque vale a pena: o livro tem linguagem simples e ensina desde o básico, como cozinhar grãos e desidratar alimentos, até receitas vegetarianas contemporâneas como Strudel de batata picante, Moussaka de lentilhas e até um Caldo de kombu com tempurá. As fotos são bem produzidas. Para mais informações ou para comprar o livro, clique aqui.