Faça massa em casa

Por Marcelo Katsuki

massa15-massapesto

Fazer massa fresca em casa é muito mais simples do que você imagina. Claro, pode haver surpresas, como na hora de esticar a massa pela primeira vez. Por isso, adicionei à receita algumas dicas simples que vão facilitar o processo.

 

massa15-receita

A receita é simples: 1 ovo para cada 100 gramas de farinha de trigo (ou de sêmola). Opcionais: 1 pitada de sal e 1 colher de sobremesa de azeite. Faça um montinho com a farinha, junte os ovos (e o sal e o azeite) e amasse com as pontas dos dedos até obter uma bola. Trabalhe a massa por 5 minutos e deixe descansar protegida por um plástico mais 30 minutos, antes de começar a cortar a massa.

 

massa15-erro

Dica importante: deixar a massa descansar MESMO. Ou vai acontecer esse pequeno desastre acima.

 

massa15-acerto

Outra coisa: corte em porções menores e amasse um pouco antes com um rolo. Isso vai facilitar o manuseio da massa no cilindro. Passe várias vezes a massa e vá diminuindo a espessura no ajuste lateral da máquina.

 

massa15-talharim

Depois faça o macarrão utilizando os cilindros de corte. Também é possível esticar a massa apenas com um rolo e cortar com uma faca, fazendo um ‘rocambole’ com a massa.

 

massa15-varal

Deixe os fios secando no varal por meia hora. Se você não tiver varal, faça cachos com a massa e salpique farinha para não grudar.

 

massa15-ravioli

Essa massa também pode ser recheada com ricota temperada ou carne desfiada, utilizando moldes para ravioli.

 

massa15-pastel2

Ou esses moldes simples para pastel. Dá também para fechar a massa apertando com um garfo ou com os dedos.

 

mass15-pesto

Depois é só ferver água, preparar o molho de sua preferência –aqui fiz um pesto tradicional da famiglia Katsuki, rs– e correr pro abraço. Hmmm…