Berinjela grelhada com missô

Por Marcelo Katsuki

bm15-pronto

Eu sempre quis fazer essa receita de berinjela com missô (pasta de soja fermentada), daí aproveitei o churrasco que rolou na sexta para testá-la. Só que eu não tinha a receita! Resultado: improvisei.

Tem gente que frita a berinjela, outros assam antes com azeite. O resultado é sempre mais oleoso, e por isso mesmo, mais gostoso, rs. Mas essa versão grelhada é prática e muito saborosa também.

 

bm15-cru

Faça uma pasta com 1 colher (sopa) cheia de missô, 2 colheres (sopa) mirin (saquê para culinária), 1 colher (sopa) de vinagre. Opcionais: 1 dente de alho espremido, 1 colher (sobremesa) de açúcar.

Corte a berinjela ao meio como na foto. Faça cortes no sentido do comprimento e espalhe a pasta, que deve penetrar na polpa. Espalhe gergelim por cima.

Coloque na grelha com a casca para baixo, a 20 cm de distância da brasa. Quando murchar (coisa de 10 a 15 minutos), vire e aproxime da chama, para grelhar rapidamente. Está pronto! Caso a casca fique queimada ou dura, coma apenas a poupa, retirando com uma colher. É uma delícia!