Bolo de banana caramelizada

Por Marcelo Katsuki

doll15-bolo-fatiado-abre

Já estão querendo sequestrar a minha mãe, por conta dos quitutes que ela faz. Para evitar maiores danos, resolvi postar a receita do bolo de banana caramelizada que ela fez ontem — e que é uma loucura de bom mesmo. Assim, todo mundo pode se deliciar com essa belezura e eu mantenho a minha exclusividade de filho, rs.

Bolo de banana caramelizada

doll15-assadeira

Leve ao fogo 2 xícaras de açúcar para caramelizar. Despeje em 4 formas pequenas (18 x 14) ou em uma forma retangular grande. Espere esfriar um pouco e cubra com 10 bananas maduras cortadas no sentido do comprimento.

doll15-massa

Para a massa:
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 e 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de leite
– 3 ovos (claras em neve)
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 50 gr de queijo ralado (fino)

Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela, bata o açúcar com a manteiga até virar um creme. Junte as gemas e bata bem. Diminua a velocidade e junte o leite, o queijo, a farinha e o fermento. Desligue a batedeira e junte as claras em neve com uma espátula. Divida a massa nas 4 forminhas e leve passa assar por 10 minutos em 250ºC e depois por mais 40 minutos em 180/200ºC. Desenforme ainda morno.

Dicas:
• Você pode conservar na própria forminha, mas a banana vai ficando escura com o tempo.
• Caso congele ou guarde na geladeira, coloque a base da forma em água fervente por 1 minuto para amolecer o caramelo e facilitar na hora de desenformar.

doll15-bolo-vert

Bom apetite!