Prepare uma deliciosa torta de carne seca com abóbora

Por Marcelo Katsuki

tcs15-abre

Já que carne seca combina com abóbora, por que não fazer uma torta? E acrescentar requeijão para dar aquele toque gordo, gostoso de viver? A ideia é essa: cremosidade e sabor. Aproveite o finde para fazer essa torta. E se prepare para os aplausos, rs.

 

tcs15-abobora

Refogue 200 g de abóbora picada em 2 colheres (sopa) de azeite e 2 dentes de alho picados e sal. Não precisa cozinhar muito, já que a abóbora vai assar com a torta.

 

tcs15-carne

Dessalgue 300 g de carne seca, desfie e frite em 2 colheres (sopa) de azeite com uma cebola pequena fatiada.

 

tcs15-massa

Para a massa:

• 250 g de farinha de trigo
• 150 g de manteiga com sal
• 1 ovo
• 1 colher (chá) de sal
• 1 pitada de açúcar
• 1 colher (sopa) de leite

Coloque a farinha em uma tigela grande, faça um buraco no meio e junte a manteiga (cortada em cubinhos), o ovo, o sal e o açúcar. Misture esses ingredientes com a ponta dos dedos e vá incorporando a farinha até ficar como uma farofa granulada. Adicione o leite e misture tudo até dar liga. Se precisar, coloque mais leite. Amasse bem, forme uma bola e envolva com um filme plástico. Deixe descansar por meia hora. Abra 2/3 da massa e forre uma forma com fundo removível (24 cm de diâmetro). Reserve 1/3 para cobrir a torta.

 

tcs15-recheando

Misture a abóbora cozida, a carne seca e 1 copo de requeijão e recheie a torta.

 

tcs15-torta-crua

Cubra com o restante da massa, formando uma trama com as tiras.

 

tcs15-torta-inteira

Pincele com uma gema e asse em forno médio por uns 40 minutos, ou até a massa dourar e soltar da forma.

 

tcs15-torta-fatia-vertDepois, é só se deliciar. Essa receita é uma variação da massa de torta da minha mãe – que eu humildemente melhorei, rs. Beijo, mãe!