L’Albereta oferece alta gastronomia e bem-estar

Por Marcelo Katsuki

lal15-frios

É possível passar bem em um spa, dá uma olhada nessa burrata e nesses embutidos e defumados da foto acima. Isso sim é um spa dos sonhos! O paraíso tem nome e se chama L’Albereta, um relais chateaux localizado na Franciacorta, Itália. O hotel abriga o Spa Espace Vitalité Henri Chenot, único na Europa, voltado para a promoção do bem-estar com tratamentos para o estresse, ansiedade, depressão, antiidade, detox e também perda de peso, claro.

 

lal15-fachada

O chateaux fica na região que produz os famosos espumantes da Franciacorta, e é cercado por vinhedos e produtores onde é possível fazer degustações, como a Bellavista e a Contaldi Castaldi.

 

lal15-chaise

Com tantos cenários relaxantes, a vontade é de se acomodar em um sofá e ficar vendo o dia passar na companhia de um bom livro. A paisagem ensolarada e a brisa são cortesia.

 

lal15-cafedamanha

O café da manhã tem bolos, pães e tortas feitos no dia pelo chef. Há balcões refrigerados com queijos, frios, sucos orgânicos e iogurtes. Detalhe para o fatiador da Van Berkel ao fundo.

 

lal15-cafedamanhavert

E o que falar desse lustre que ilumina a copa?  Aliás, a decoração do L’Albereta merecia um post à parte. São tantos detalhes que encantam, do piso aos móveis, talheres e até velas.

 

lal15-bar

Esse é um detalhe do bar do Vistalago Bistrò. Uma obra de arte!

 

lal15-barmesas

O salão do bistrô, que tem um cardápio bem variado, com saladas da horta do hotel, massas artesanais e carnes.

 

ala17-vista

Do lado de fora, um terraço onde você relaxar com uma vista maravilhosa do Lago Iseo e da Ilha Montisola. Detox visual!

 

lal15-burger

No VistaLago tem até um Hambúrguer com fritas da casa (€ 18), para quem não dispensa um sanduíche.

 

lal15-carne2

E para os carnívoros, Tagliata na grelha com salada (€28). Uma porção generosa que serve até duas pessoas.

 

lal15-spa

Para quem foi em busca de tratamentos, o Spa Henri Chenot tem 1.500 m2 e muitos tratamentos personalizados para cada cliente. Fiz um banho energético e hidromassagem em uma banheira dos Jetsons que me renovou. Mas me surpreendi mesmo foi com uma análise energética de ressonância que fiz segurando duas barras metálicas por meio minuto em um aparelho chamado Azyra.  Já viram isso? O resultado é chocante.

 

lal15-benessere

Dentro do spa funciona o Wellness Restaurant, onde é possível fazer refeições balanceadas com cardápios especiais e pratos bem elaborados.

 

lal15-spa-comida

Como essa sobremesa, um pudim de leite de coco com morangos e nibs de cacau. Levíssimo e muito gostoso.

 

lal15-biblioteca

O hotel tem também um lounge onde é possível degustar chás e infusões especiais.

 

lal15-luminarias

Mas os grandes jantares ficam reservados para o LeoneFelice, um restaurante aberto em 2014 e que oferece uma cozinha sofisticada, inspirada na alta qualidade dos ingredientes locais.

 

lal15-chef

Quem comanda o LeoneFelice é o chef executivo Fabio Abbattista, que traduz a tradicional cozinha italiana em pratos contemporâneos e com técnica moderna, sempre associados aos sabores da infância.

 

lal15-canudo

O chef apresentou um Cannolo com queijo de cabra e pó de tomate, uma beleza que surpreende com o contraste de texturas e de sabores.

 

lal15-bun

Aqui, pães no vapor com lardo. São como pães chineses, de consistência esponjosa e sabor delicado, perfeitos para o lardo da cobertura.

 

lal15-nhoque

Dumplings com ervas selvagens recheados com ricota defumada, nozes e baunilha.

 

lal15-espaguete

A deliciosa versão do espaguete alho e óleo do chef Fabio Abbattista leva caranguejo e fica excepcional.

 

lal15-carne

Cordeiro com picles de cenouras, cerejas frescas e creme de queijo de cabra.

 

lal15-doce

Uma sobremesa de tirar o fôlego: Tiramisú crocante, com biscoito de amêndoas, gelatina de café, chocolate, zabaione de amaretto e tuiles de café. Desconstrução total.

 

lal15-luminarias-detlahe

Detalhe das luminárias do salão, premiadas pela Wallpaper. Modernas e instigantes, emulam um sistema solar.

 

lal15-chaise2

E depois de tanta comida boa e tacinhas de um dos melhores espumantes do mundo, nada como se jogar nessas espreguiçadeiras com vista para o verde. O L’Albereta é sem dúvida um refúgio perfeito para quem busca sossego, alta gastronomia e bem-estar.

L’Albereta Relais & Chateaux
Via Vittorio Emanuele, n° 23 – 25030 Erbusco – Itália – Tel. +39 030 7760550
O jornalista viajou a convite do L’Albereta e das companhias aéreas Etihad e Alitalia