O miojo cacio e pepe do David Chang

Por Marcelo Katsuki

Cacio e pepe foi modinha no ano passado, que tal fazer uma versão com miojo? Heresia? Que nada! Quem ensina é o chef americano David Chang, do famoso Momofuku Noodle Bar, que tem unidades espalhadas pelo mundo. O pulo do gato é que o macarrão é cozido no próprio molho. Claro, é miojo, rs!

dc16-davidchang2

David Chang comendo miojo cru (foto: reprodução)

Ontem, fuçando sorrateiramente o Netflix, acabei assistindo ao programa The Mind of a Chef sobre lámen. Nem é um programa novo, acho que David Chang fez em 2012, mas é muito legal! Tem receitas, viagens, lugares, pessoas. Mas tudo apresentado de maneira simples, despretensiosa. Sem essa afetação forçada que domina os programas da área.

Ando meio sem saco para programas e filmes sobre gastronomia — e não é de hoje. Nem Chef’s Table e Jiro Dreams of Sushi escaparam: dormi vendo os dois. Chefs deuses. Reality shows então, nem falo! Mas The Mind of a Chef foi pura diversão.

Não tem Netflix? Veja a receita abaixo. Chang é o “enfant terrible” da cozinha e no programa fez ainda um nhoque batendo miojo cru no liquidificador. Mas isso já é para iniciados.

 

dc16-caciopepemiojo3

(foto: reprodução)

Miojo cacio e pepe de David Chang

Ingredientes:
2 xícaras de água
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de queijo pecorino ralado
2 pacotes de macarrão instantâneo (miojo) sem o tempero

– Primeiro misture a água, a manteiga, o azeite, e uma boa dose de pimenta-do-reino em uma panela em fogo médio e leve para ferver.
– Quando ferver, reduza o fogo e junte o queijo misturando bem. Em seguida, adicione os blocos de macarrão e continue mexendo para o queijo não empelotar.
– Agite o macarrão com uma colher até que ele comece a se separar, coisa de 3 a 4 minutos, para o macarrão absorver o líquido. Se sobrar muito caldo, descarte.
– Divida o macarrão em duas tigelas. Moa um pouco mais de pimenta-do-reino e sirva imediatamente com mais queijo ralado.

Assista ao vídeo: