Evento no RS reúne chefs e jornalistas para debater tendências na gastronomia

Por Marcelo Katsuki

Passei o feriado no campo. Todo mundo curtindo uma praia e eu lá colhendo abobrinhas e tomates. Mas quer saber? Adorei! Há tempos não assistia a uma palestra tão interessante nem passava momentos tão agradáveis em contato com a terra. Foi bom.

 

cd16-bem-vindos

Entrada da Estação Experimental de Itapuã, em Viamão (Fotos: Marcelo Katsuki)

Colheita dos Chefs é um evento criado pela Isla Sementes e promovido pelos Destemperados com o objetivo de discutir as tendências na gastronomia. Para isso, reúne chefs, jornalistas e formadores de opinião que passam o dia em uma fazenda discutindo, colhendo, cozinhando e claro, comendo os pratos criados com ingredientes locais.

 

cd16-horta-ceu

O evento começou com uma breve apresentação da Diana Werner, CEO da Isla Sementes e seguiu com a palestra de Diego Bolson, da mexicana Foodlosofia, que discorreu sobre tendências mundiais na gastronomia saudável. Diana falou sobre a importância do evento para a empresa, da importância em compreender as expectativas do mercado sobre os produtos e as novas tendências.

 

cd16-horta

Assim que o forte calor cedeu, partimos para a colheita. Tem coisa mais gostosa do que colher legumes e verduras direto do pé? E ainda receber a consultoria de especialistas explicando como escolher uma abobrinha, qual cor certa de cada produto. Quero virar agricultor, nem que seja de apartamento, rs.

 

cd16-colheita

Olha o resultado da minha colheita: berinjelas redondinhas, mini morangas, pimentões, tomates de vários tamanhos, abobrinhas e suas flores. Só pensava em fazer um ratatouille e fritar aquelas flores empanadas.

 

cd16-manu

Enquanto a gente corria pelo campo, os chefs Marcelo Schambeck e Manu Buffara (foto) corriam pela cozinha. Esses pães artesanais servidos com manteiga com tomilho e alho do Marcelo aplacaram a fome dos ‘agricultores’ famintos, rs.

 

cd16-tomate

O primeiro prato foi um tomate cereja servido com ervas, pimenta jalapeño e água de tomate, da Manu Buffara.

 

cd16-alface

Seu segundo prato, uma salada com alface na brasa salteada com lardo e sementes tostadas foi surpreendente. Quero alface todo dia!

 

cd16-olhete

Marcelo Schambeck preparou um olhete na brasa com cenouras assadas sobre um gostoso purê que lembrava um pirão – mas era de cenoura.

 

cd16-sobremesa

Sua sobremesa foi um bolinho de castanha-do-pará com creme servido com compota de tomate, além do incrível alecrim limão, que também vai muito bem com doces.

 

cd16-chefs

No final do jantar, os chefs vão para o salão explicar os pratos enquanto são ovacionados.

 

cd16-crepusculo

Hora de partir. A volta para Porto Alegre leva uma hora e meia e o ônibus segue um perfume só. Do meu lado, uma cesta cheia de legumes e o meu pé de manjericão limão, que estou louco para provar com uma receita de gim tônica. Tem cheiro de limão siciliano, pense!

Nos próximos posts vou falar sobre o que foi apresentado no encontro. Vale muito a pena!

Colheita dos Chefs – Estação Experimental Isla Itapuã
Avenida Frei Pacífico, 12.600, Itapuã, município de Viamão, RS
O jornalista viajou a convite do evento