Cupcake vegano de cenoura com chocolate

Por Marcelo Katsuki

Quem disse que doce vegano não pode ser gostoso? Tenho lido sobre o assunto, afinal a questão do veganismo tem rendido muita pauta e discussões, e desde que conheci a guru vegana Ori Shavit, do restaurante Miss Kaplan em Tel Aviv, fiquei ainda mais interessado no assunto.

Esse cupcake é do livro “Mude sua dieta em 52 passos simples” da nutricionista e blogueira Sharon Palmer, que cria receitas utilizando cereais integrais, legumes orgânicos, condimentos, e adoça os bolos com xarope de agave e uvas-passas. Como nessa receita abaixo, que parece ter uma lista longa de ingredientes, mas são basicamente especiarias.

“Prepare-os como sobremesa ou para um lanche prático”, sugere Sharon.

veg16-cupcake-cenoura

Foto: divulgação

Cupcake de cenoura com cobertura de chocolate
Rendimento: 12 cupcakes

Ingredientes:
1/3 de xícara de óleo de canola
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de leite vegetal sem açúcar
1/3 de xícara de xarope de agave
1 colher (sopa) de linhaça moída
2 colheres (sopa) de chia
1¾ xícara de cenoura ralada (3 cenouras médias, aproximadamente)
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
¼ de colher (chá) de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de noz-moscada em pó
¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó
¼ de xícara de uvas-passas
¼ de xícara de nozes-pecãs picadas

Cobertura
227 g de queijo cremoso vegetal
½ xícara de açúcar de coco
½ colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de cacau em pó
leite vegetal, se necessário

Decoração (opcional)
Nozes-pecãs picadas, raspas de casca de laranja e/ou chocolate amargo ralado

Preparo:
1. Preaqueça o forno a 180 °C.
2. Em uma tigela, junte o óleo de canola, a essência de baunilha, o leite vegetal, o xarope de agave, a linhaça e a chia, batendo com um mixer ou misturando vigorosamente por 2 minutos, até a mistura ficar homogênea e espumante.
3. Junte a cenoura raladinha.
4. Em outra tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, a pimenta-da-jamaica, o gengibre, a noz-moscada e o cravo-da-índia. Junte esta mistura aos ingredientes líquidos, um pouquinho de cada vez, mexendo ligeiramente, apenas para mesclar. Acrescente as uvas-passas e as nozes-pecãs.
5. Disponha 12 forminhas de papel em uma fôrma para muffins com 12 cavidades e despeje a massa em cada uma delas (¾ de cada forminha, aproximadamente).
6. Leve os cupcakes ao forno por 30 a 35 minutos, até dourar (e um palitinho sair seco da massa). Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Retire os bolinhos da fôrma e deixe-os esfriarem completamente.
7. À parte, bata o queijo cremoso vegano, o açúcar de coco, a baunilha e o cacau em uma batedeira ou manualmente, até obter um creme homogêneo e fofo. Acrescente leite vegetal, 1 colher (chá) por vez, se necessário, para melhorar a textura.
8. Espalhe a cobertura sobre os bolinhos já frios e decore com as nozes-pecãs, as raspas de laranja e/ou o chocolate amargo ralado, como desejar.

Nota: Deixe a cobertura de lado, se preferir uma sobremesa mais saudável ou para servir como muffin. O açúcar de coco (também chamado de açúcar de palma) vem se tornando mais disponível e tem um sabor que lembra o caramelo. Se não for possível encontrá-lo, use o açúcar mascavo.
Variações: Substitua as nozes-pecãs por tâmaras, nozes, avelãs ou macadâmias picadas. Para uma receita sem glúten, substitua a farinha de trigo por alguma mistura de farinhas sem glúten, e certifique-se de que todos os demais ingredientes não contenham glúten.

veg16-mudedieta

Essa receita faz parte do livro “Mude sua dieta em 52 passos simples da Editora Alaúde.