Festival Fartura chega a SP nesse final de semana

Por Marcelo Katsuki

Imperdível! O Festival Fartura chega à cidade trazendo chefs e produtores de todos os Estados brasileiros que mostrarão um pouco da gastronomia de cada canto do país. Serão montados diversos espaços no Jockey Club, que abrigará mais de 100 atrações gastronômicas. Mas só nesse sábado e domingo!

 

ff16-entrada

Estive no Fartura Fortaleza há poucos dias –as fotos que ilustram esse post foram feitas lá– e me diverti muito.  A Praça das Flores ficou lotada de pessoas que puderam conhecer e comprar os produtos de outras regiões, como os famosos queijos da serra da Canastra, e também provar os pratos de grandes chefs locais e de outros Estados.

Aqui em São Paulo, o festival será dividido em oito espaços gastronômicos, dois palcos para shows musicais e uma área para food trucks. Mas os ingressos, (20 reais a inteira e 10 a meia) são limitados, por isso compre o seu aqui antecipadamente. Lá em Fortaleza muita gente não conseguiu entrar. Confira abaixo o que vai rolar e já vai se programando!

 

ff16-restaurantes

Espaço Chefs e Restaurantes
Para provar as criações de grandes chefs como Leonardo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG), Wanderson Meideiros, do Picuí (Maceió, AL), Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea (João Pessoa, PB) e Tássia Magalhães, do Pomodori (São Paulo, SP).

Petiscos, Lanches e Doces
O lance aqui é maneiro: tem o Bolinho de feijoada, da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca (Rio de Janeiro, RJ), o hot dog francês do chef Raphael Despirite, do Marcel (São Paulo, SP), o Fígado acebolado do Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG) e o Sanduíche de pernil do Jaques Borges, do Balcão do Mané (Florianópolis, SC).

 

ff16-lojas

Espaço Produtos e Produtores
Hora das compras: tem a Goiabada da Zélia, de Ponte Nova (MG), o Pé de moleque da Barraca Vermelha, de Piranguinho (MG), os queijos de cabra do Capril do Bosque, em Joanópolis (SP), a Cajuína e os produtos de caju do Cajuespi (Teresina, PI), entre outros.

Espaço Degustação
Um espaço para os visitantes degustarem pratos típicos de diversas regiões do país, como o quindim de açaí, do chef Deocleciano Brito (Rio Branco, AC) e os cogumelos da Amazônia, utilizados pelo chef Felipe Schaedler, do Banzeiro (Manaus, AM), entre outros.

 

ff16-foodtruck

Área para food trucks do Fartura Fortaleza

 

ff16-aula2

Espaço Interativo
Um espaço com fogão e utensílios que os participantes possam cozinhar sob a orientação de profissionais como Naiara Faria, do La Palma (Belo Horizonte, MG), Ana Soares, do Mesa III Rotisseria (São Paulo, SP), e André de Melo, do Bravo Catering (Belo Horizonte, MG).

Cozinha ao Vivo
Como o nome diz, é para assistir chefs como o André Lima de Luca, Antônio Costaguta, do El Topador (Porto Alegre, RS),e Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (Belo Horizonte, MG) preparando suas especialidades.

Aulas
Chefs e especialistas como a Nina Horta, da Folha de S.Paulo, Isabela Raposeiras, do Coffe Lab (São Paulo, SP), Rita Medeiros, do Sorbê Sorvetes Artesanais (Brasília,DF) e Léo Gonçalves, do Mar Menino (Fortaleza, CE), falando cada um sobre a sua especialidade, do café às frutas do cerrado.

 

ff16-palco

Atrações Musicais
Serão dois palcos onde os destaques do primeiro dia são Izaías e seus Chorões, o Bardo e o Banjo, e Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários, que contarão com a participação especial de Elza Soares. No dia 26 é a vez do Grupo Sobrevento, Larissa Baq, São Paulo Ska Jazz e grupo Curumim.

O Festival Fartura São Paulo tem apoio da Folha de S.Paulo. Assista abaixo ao programa da TV Folha sobre o festival.

 

Local: Jockey Club – Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – São Paulo
Dia 25 de junho, sábado – 12h às 22h
Dia 26 de junho, domingo – 12h às 20h
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress