Aprenda duas receitas de fondue do festival da Adega Cave do Douro

Por Marcelo Katsuki

Fiz um bate e volta em Campinas só para conhecer o Festival de Fondue da Adega Cave do Douro, que fica no Royal Palm Plaza. O resort, que impressiona pela beleza e tamanho, tem serviço afinado e uma cozinha admirável, com restaurantes e bares de primeira.

 

rpp16-bar2

O pudim de leite do resort é muito famoso. Lisinho, sedoso e com doçura na medida, é disputado pelos clientes. Em breve darei a receita aqui no blog. O bar (foto acima) tem shows, ótimos drinques e bons preços. Mas vamos para a adega, onde acontece o festival de fondues.

 

rpp16-adega

O festival tem três opções mas o legal é provar o menu degustação, que inclui um fondue de queijo, um de carne e finalizando, um fondue de cocolate ao Grand Marnier. O menu é para duas pessoas, custa R$ 189 e o espaço é aberto ao público.

 

rpp16-frios

O Savoyarde traz o fondue de queijos emmental e gruyère servido com presunto cru, salame, lombo apimentado, copa, cebolinhas com pepinos conserve, mostardas e baguette.

 

rpp16-abre

O fondue de carne traz cubos de filé mignon grelhado servido com as opções de fondues de queijos emmental com gruyère, brie ou reblochon, além de batata crocante, baguette e diversos molhos.

 

rpp16-fondue-chocolate

O fondue de chocolate meio-amargo ao Grand-Marnier é servido com pequenas carolinas recheadas de sorvete de creme, suspiro, damasco seco e frutas como morango, manga e banana. Gostou? Então dá um pulo lá em Campinhas –é pertinho!– ou prepare essas delícias em casa. As receitas estão logo abaixo.

 

Fondue de Queijo
Receita para 02 pessoas

150 grs. de queijo Emmental ralado
150 grs. de queijo Gruyère ralado
100 ml de vinho branco seco
1 dente de alho fatiado
Kirsh
Noz moscada e pimenta do reino branco
1 colher de chá de amido de milho
Baguete em cubos

Modo de preparo
Na panela de fondue, aquecer o vinho branco com o alho fatiado e acrescentar os dois queijos ralados mexendo até derreter. Dissolver o amido de milho com um pouco de vinho branco e juntar aos queijos para que a textura fique homogênea e cremosa. Finalizar com um pouco de noz moscada ralada, pimenta do Reino branca e o Kirsh.

Montagem:
Colocar a panela de fondue diretamente no centro da mesa junto com a cesta de pães cortados em cubos. Pode acompanhar frios fatiados como presunto cru, copa e lombo Canadense.

Fondue de chocolate amargo com grand-marnier
Receita para 02 pessoas

200 gramas chocolate amargo
100 ml creme de leite fresco
01 dose Grand-Marnier
30 gr manteiga sem sal
4 unidades de morango
6 unidades de uva Itália
½ manga cortada em cubos
1 unidade de banana em rodelas
4 unidades de damasco seco
4 unidades de carolinas recheadas de sorvete de baunilha
4 unidades de merengue (suspiro)
1 raminho de hortelã

Modo de preparo:
Aquecer o creme de leite fresco na panela de fondue, desligar o fogo e acrescentar o chocolate cortado em pedaços pequenos ou mesmo ralado. Mexer até o chocolate ficar totalmente derretido e finalizar com a manteiga sem sal.

Montagem:
Colocar a panela de fondue ao centro da mesa.
Arrumar numa travessa as frutas cortadas, os suspiros e as carolinas de sorvete. Decorar com o raminho de hortelã. Finalizar o fondue de chocolate com o Grand-Marnier.

 

rpp16-piscina

Adega Cave do Douro – Royal Palm Plaza – mapinha aqui
Av. Royal Palm Plaza, 277 – Campinas/SP – Tel. 0/xx/19/2117-8000
O jornalista visitou o evento a convite da assessoria