Rio de Janeiro tem o melhor “buteco” do país

Por Marcelo Katsuki

O concurso Comida di Buteco realizou ontem uma grande festa no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio, para anunciar o vencedor da primeira edição da eleição do melhor “buteco” do Brasil. Os campeões de 20 cidades das cinco regiões concorriam ao título nacional.

 

but16-mesas

A eleição do vencedor foi feita por um grupo de jurados que visitou as cidades e teve a apuração aos cuidados do Instituto Vox Populi. O comitê foi formado por profissionais da gastronomia, jornalistas e notórios frequentadores de bares.

 

but16-df-campinas

Geraldo e Meg levaram o delicioso bolinho de mexidão da Confraria do Chico Mineiro, de Brasília. Na outra foto, o Cabral: um surpreendente petisco do bar Preste Atenção, de Campinas, feito com pão, bacalhau, rúcula e provolone.

 

but16-barddodavid2

O grande campeão nacional foi o Ressurgência, do Bar do David, do Rio de Janeiro. Uma salada de frutos do mar preparada com feijão fradinho. Não consegui provar ontem na festa mas em minha próxima viagem ao Rio vou experimentar, pois fiquei curioso. Afinal, para uma salada ganhar um concurso de boteco, ela deve ser muito boa!

 

but16-bar-sjrp2

O petisco vice-campeão foi a Colherada da Costela, do bar Vila Aurora, de São José do Rio Preto. Olha o interior de São Paulo marcando presença aí, gente! E com um escondidinho de costela desossada servido na colher, acompanhado por molho de pimenta.

 

but16-bar-curitiba2

O terceiro colocado foi a Porção de bolinho de carne dois queijos, do bar Dom Rodrigo, de Curitiba. O crocante bolinho vem recheado com parmesão e provolone, acompanhado por um molho de gorgonzola. Três queijos, rs!

Nesse ano o tema foi livre, mas para a próxima edição já foi escolhido o ingrediente do concurso: cereais. Para 2017 também já foi definido que o preço do petisco será mantido: R$ 25,90. A ideia é adequar o valor à atual crise econômica, preservando assim o interesse dos participantes, comerciantes e consumidores.

Premiação do Comida di Buteco 2016
Centro de Convenções SulAmerica – Solar.
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress e divulgação (fotos dos pratos vencedores)