Os novos cálices sagrados da coquetelaria

Por Marcelo Katsuki

Assim que postei uma foto no Hotel Faena, em Miami, o mixologista Marcelo Serrano comentou: “Vá provar o drinque do cavalo!”. O “cavalo” em questão era um copo em formato de unicórnio (foto acima), que é o tema do restaurante Pao by Paul Qui, localizado no hotel. O drinque, chamado The Myth, traz em seu interior uma bebida feita com vodca, coco, abacaxi, limão, xarope de gengibre, licor de cherry e soda.

O drinque e o copo foram desenvolvidos com exclusividade para o hotel pela Absolut. O unicórnio é pesadíssimo, ao contrário do drinque, leve e refrescante; todos pediram e se deliciaram. Daí, lendo a Bon Appétit desse mês, deparei-me com esse tubarão abaixo. Então me lembrei do copo de abacaxi da Pineapple Route que rolou recentemente em SP. E fui fuçar a web para ver o que se passava. A coquetelaria está menos careta.

 

glass16-tubarao

No Mother of Pearl de Nova York, os drinques ganham bitters e aparência sanguinolenta, servidos em copos com formato de tubarão. (Foto: Clay Williams)

 

glass16-goldenfish2

O Tokyo Drift, do Hidden Harbor de Pittsburgh, Pensilvânia, traz um copo em forma de peixinho dourado com um drinque feito com saquê e maracujá. (Foto: Critiki)

 

glass16-artesanEsse é o Digidiva, de Alex Kratena do Artesian de Londres. A ideia aqui é um coquetel em 3D que vai mudando os sabores conforme você vai bebendo (o que, penso eu, acontece com qualquer drinque –mas talvez não com essa intensidade). (Foto: Gazregan)

 

glass16-abacax

Aqui no Brasil, a Absolut Elyx promoveu a Pineapple Route no mês passado, onde os bares ofereceram o Easy Money, drinque feito com a vocdca servido no icônico abacaxi de cobre.

 

glass16-varios

O sucesso da Pineapple Route pelo mundo foi tamanho que a Inkorporate desenvolveu uma linha de copos para coquetéis, toda em cobre e vidro, em formato de corujas, pavões e flamingos. Tudo para se criar uma nova forma de serviço para drinques de luxo.

 

glass16-galo

O Ron Zacapa também entrou na brincadeira e desenvolveu um conceito com uma taça em forma de galo. Foram produzidos apenas 100 unidades em bronze velho do Zacapa Oblix Rooster Serve. (Foto: Inkorporate)

 

glass16-bola

Esse é ainda apenas um projeto do designer Martin Jakobsen. A proposta desse “copo” é permitir que a bebida seja chacoalhada sem derramar e que ela possa ser desfrutada sem que caia pó, abelha ou outro inseto em seu interior –e que você possa compartilhar a sua bebida com um amigo, por isso os dois canudos, explica o criador em seu site. Ai, esses designers… (Foto: Design Milk)