Bar do Berinjela tem petiscos caprichados e clima de bairro

Por Marcelo Katsuki

Imagina um bar onde os melhores petiscos são feitos com berinjela. Pois ele existe! O Bar do Berinjela nasceu em 1964, quando Manuel Gomes Leitão comprou o bar. O apelido “Berinjela” foi herdado dos tempos de feirante. Em 1988, seu filho José Manuel Leitão assumiu o bar e o apelido. Foi com o Zé Berinjela que o bar começou a servir petiscos com o legume.

Aprenda a receita do famoso quibe de berinjela, que não leva carne.

 

bb16-pimentas

O bar fica no Tatuapé, em frente a uma pequena praça, a Vinte de Janeiro. E vive cheio, desde que ganhou o Comida di Buteco com o petisco “Surpresa de Berinjela”.

 

bb16-petiscos2

Chegamos cedo no sábado e começamos com uma porção de frios variados, ideal para acompanhar uma cervejinha gelada. Aliás, o Berinjela é famoso por servir a cerveja sempre bem gelada.

 

bb16-bolinho

Não demorou para pedirmos o premiado bolinho. A Surpresa de Berinjela vem acompanhada de molho de pimenta e chega crocante, com o queijo derretido. E o melhor: a massa é pura berinjela.

 

bb16-salao1

A frequência do bar é democrática e feita principalmente pelos moradores do bairro.

 

bb16-escondidinho

Esse foi o primeiro prato que vi no bar: escondidinho de berinjela. Fiquei esperando por uma mesa sentado junto ao balcão, de onde vi o Zé Berinjela preparar o quitute. São duas lâminas de berinjela recheadas com queijo, tomate seco e azeitona. Na cobertura, manga e parmesão. Inusitado mas gostoso!

 

bb16-quibes

O quibe de berinjela chega sequinho, com recheio de queijo e vem servido com molho de ervas.

 

bb16-proprietarios

Na chapa: o Zé Berinjela e sua esposa Débora. A casa é tocada pela família, que atende a todos com uma simpatia ímpar.

 

bb16-parmigiana

A berinjela à parmegiana é um dos pratos mais pedidos da casa e é enorme, serve até três pessoas. Mas é possível pedir meia porção.

 

bb16-ratoeira

A decoração é cheia de detalhes bem-humorados.

 

bb16-salao2

O salão lateral é decorado com cachecóis de times de futebol.

 

bb16-fachada

Fachada do bar, que tem a cor de berinjela. E as gostosas mesinhas na calçada, que dão aquele clima gostoso de bairro. Para voltar sempre.

 

Bar do Berinjela – mapinha aqui
Praça Vinte de Janeiro, 67 – São Paulo – Tel.: 0/xx/11/2671-2992
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress