Faça moussaká, a famosa lasanha grega de berinjela

Por Marcelo Katsuki

Tá com tempo? Acha que cozinhar é uma terapia? Então essa é uma receita feita para você, afinal, você vai passar umas boas horas na cozinha. Mas o resultado compensa, e muito!

Não tenho tido sorte com os moussakás que tenho comido pela cidade, o que motivou a busca dessa receita. Pesquisamos várias na internet, nos livros e revistas, juntamos com o bechamel do chef Carlos Ribeiro e fizemos um remix com o melhor de cada uma. A versão original é feita com carne de cordeiro, mas a carne bovina com o toque de canela não vai te decepcionar. Arregace as mangas, saia da internet e vá para a cozinha.

 

(Marcelo Katsuki/Folhapress)
(Marcelo Katsuki/Folhapress)

Moussaká
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
– 2 berinjelas grandes
– azeite
– sal

Para a carne:
– 500 g de carne moída
– azeite
– sal, pimenta do reino e cominho
– 1 colher (café) de canela em pó
– 2 claras
– 3 colheres rasas (sopa) de farinha de rosca
– 3 tomates sem pele e sem sementes
– 1 cebola picada
– 1/2 cálice de vinho branco seco

Para o bechamel:
– 1 litro de leite
– 1 cebola
– 5 cravos
– 2 folhas de louro
– noz moscada a gosto
– 8 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo
– 4 colheres rasas (sopa) de manteiga sem sal
– 2 gemas
– 200 g de parmesão fresco ralado
– sal

Modo de fazer
Fatie as berinjelas em discos com meio centímetro de espessura. Salpique um pouco de sal dos dois lados e coloque em uma peneira para escorrer durante 1 hora. Grelhe as fatias com um pouco de azeite e reserve.

Refogue a cebola no azeite, adicione a carne e frite bem. Tempere com o sal, a pimenta, o cominho e a canela. Junte o tomate picado, refogue mais um pouco, adicione o vinho e cozinh5 por 5 minutos, sem deixar que seque totalmente. Junte a farinha de rosca e em seguida as claras aos poucos. Reserve.

Amasse a farinha com a manteiga até que forme uma massinha. Reserve. Coloque o leite em uma panela. Espete os cravos e o louro em uma cebola grande e leve para cozinhar com o leite por 20 minutos, em fogo baixo. Apague o fogo e com a ajuda de um fouet (batedor), vá adicionando aos poucos a massinha esfarelando com a mão e mexendo sem parar até que dissolva totalmente, sem empelotar. Adicione a noz moscada e corrija o sal. Depois, volte a panela ao fogo e continue mexendo até que o leite fique bem consistente. Apague o fogo e misture as 2 gemas e 100 g do parmesão ao creme.

Montagem
Forre o fundo de uma travessa com uma camada de berinjela. Cubra com metade da carne moída. Faça outra camada de berinjela e outra de carne. Finalize com uma camada de berinjela. Cubra com o molho bechamel e o restante do parmesão e leve para gratinar em forno bem quente (230ºC) por 20 a 30 minutos, até dourar.