Semana da cozinha italiana em São Paulo

Por Marcelo Katsuki

Começou hoje a 5ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana. 20 restaurantes italianos da capital recebem chefs de todas regiões da Itália e oferecem menus criados exclusivamente para o festival. Serão no total 160 receitas criadas a quatro mãos e utilizando ingredientes típicos.

O festival acontece até o dia 23 de outubro e os restaurantes participantes são: Aguzzo, Attimo, Buttina, Casa Santo Antônio, Friccò, Maremonti, Pasquale, Petirosso, Picchi, Piselli, Ristorantino, Santo Colomba, Sensi, Spadaccino, Supra, Terraço Itália, Trattoria Fasano, Tre Bicchieri, Vinarium, Vinheria Percussi.

A programação do evento também contará com concursos, debates, palestras e degustações. Para mais informações, clique aqui.

Aprenda a receita do Gamberi con Lardo di Colonnata que está sendo servido no Terraço Itália, prato criado pelos chefs Pasquale Mancini e Antonio Morelli. E veja os pratos que compõem o menu do restaurante clicando nas imagens abaixo.

 

Pescados cozidos e servidos em caldo típico de Livorno  Risoto de lulas em sua tinta com alcachofrinhas crocantes  Pappardelle al sugo di coniglio  Panacota com frutas vermelhas e calda de chocolate

Pescados em caldo típico de Livorno; Risoto de lulas em sua tinta com alcachofrinhas;
Pappardelle al sugo di coniglio; Panacota com frutas vermelhas e calda de chocolate.

 

sci16-prato-receita

Gamberi con Lardo di Colonnata
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
– 12 camarões grandes limpos sem casca, mas com o rabo
– 12 fatias de lardo colonatta italiano (Se não tiver o lardo, pode substituir por pancetta italiana)
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Azeite extra virgem de oliva italiano para finalização.

Para o acompanhamento
– 12 corações de alcachofras
– 2 dentes de alho inteiros
– 4 colheres de sopa de azeite extra virgem de oliva italiano
– Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Descasque e lave os camarões, lembrando de deixar os rabos. Após limpos, salgue delicadamente, enrole um por um nas fatias de Lardo de Colonatta e espete um ramo de alecrim em cada lardo. Forre uma forma com papel manteiga e disponha os camarões, sem sobrepô-los. Leve ao forno a 180º graus, por 10 minutos.

Enquanto isso, em uma frigideira coloque o azeite, os dentes de alho inteiros e refogue até dourar, acrescente as alcachofras ajuste de sal e pimenta do reino e salteie. Descarte o alho. Sirva em pratos quentes para garantir o calor dos camarões acompanhados das alcachofras.