Faça o cheesecake de berinjela do Ottolenghi

Por Marcelo Katsuki

O chef inglês Yotam Ottolenghi faz os melhores livros de cozinha do momento. Ottolenghi mistura histórias, memórias e as receitas mais bacanas, tudo ilustrado com belas fotos. Comida de Verdade, seu último livro lançado aqui pelo selo Companhia de Mesa, traz ainda um desafio: transformar os vegetais nas estrelas do cardápio.

 

Reprodução do livro com a receita do Cheesecake de Berinjela
Reprodução do livro com a receita do Cheesecake de Berinjela

Você vai encontrar no livro receitas saudáveis e originais, todas sem carne, como a maionese de missô servida sobre uma espiga de milho, o baba-ghanush de abobrinha, um arroz de forno feito com risoni e até um pão grelhado de banana com favo de mel.

Como sou o “louco da berinjela”, testei a receita de cheesecake (foto acima) e o resultado surpreendeu. A textura é muito leve mas o sabor é marcante, graças ao zaatar e ao orégano. É, minha versão não ficou muito parecida com a receita do livro. É que como não achei minha forma maior, dividi a receita em duas menores. Mas a textura ficou perfeita e ninguém reclamou, rs.

 

Marcelo Katsuki/Folhapress
Marcelo Katsuki/Folhapress

Cheesecake de berinjela

Yotam Ottolenghi
Serve 4 pessoas
Ingredientes:
– 65 ml de azeite (e mais um pouco, para pincelar)
– 2 berinjelas médias cortadas no sentido da largura em pedaços de 2 cm de espessura (700 g)
– 150 g de queijo feta cortado em pedaços grandes
– 150 g de cream cheese
– 3 ovos
– 60 ml de creme de leite 150 g de tomates-cereja cortados ao meio
– 10 g de folhas de orégano picadas
– 1 e 1⁄2 colher (chá) de zaatar sal e pimenta-do-reino
Preaqueça o forno a 210ºC. Cubra a base e as laterais de uma assadeira funda e quadrada de 19 cm (ou um refratário redondo de 20 cm de diâmetro) com papel-alumínio e pincele um pouco de azeite.

Coloque as berinjelas na assadeira forrada e pincele com 60 ml de azeite, certificando-se de que ele foi absorvido. Polvilhe com 1⁄4 de colher (chá) de sal e uma generosa pitada de pimenta-do-reino e asse no forno por 40 minutos, até que as berinjelas fiquem macias e douradas. Deixe esfriar. Reduza a temperatura do forno para 170 oC.

Em uma tigela, coloque o queijo feta, o cream cheese, os ovos, o creme de leite e um pouco de pimenta-do-reino em uma tigela e bata com um fouet, para misturar o creme e engrossá-lo.

Organize as berinjelas: elas devem cobrir a assadeira e ficar quase sobrepostas. Cubra os espaços vazios com as metades de tomate-cereja, e salpique com a metade do orégano.

Coloque o mix de creme na assadeira, de modo que as berinjelas e os tomates ainda fiquem expostos, salpique com o restante do orégano e leve ao forno por 35 a 40 minutos, ou até que as beiradas estejam douradas. Retire do forno e deixe em temperatura ambiente.

Remova o bolo da fôrma e corte em 4 pedaços (ou como em fatias de pizza, se estiver usando uma fôrma redonda). Misture o zaatar com a colher (chá) de azeite restante, pincele por cima e dos lados e sirva.

 

otto16-capa-comidadeverdade

 

 

 

 

 

 

 

COMIDA DE VERDADE – Yotam Ottolenghi
Tradução: Isabella Pacheco
Páginas: 352
Preço: R$ 119,90 / R$ 69,90 (e-book)
ISBN: 978-85-92754-00-6