10 dicas para fazer o café perfeito

Por Marcelo Katsuki

Como a gastronomia é uma escada onde a gente só sobe, até o nosso cafezinho do dia a dia passou a receber tratamento especial em função dos exigentes consumidores. Em busca desse cafezinho perfeito, listamos abaixo algumas dicas da Stella Gross, coordenadora de cafés da rede Fran’s Café, para ajudar você a conseguir aquele café perfeito.

1. Quanto mais fresco o grão/pó do café, melhor. Evite comprar cafés próximos da data de vencimento.

2. Depois de aberta a embalagem, guarde o café em potes com fechamento hermético, de preferência escuros e dentro da geladeira. Isso vai preservar o aroma do café por mais tempo;

3. Evite usar água diretamente da torneira, que possui resíduo de cloro que vai alterar o sabor do café; prefira mineral ou filtrada.

4. Escaldar o recipiente onde o café pronto será colocado ajuda a manter o calor e evita o choque térmico, que prejudica o sabor da bebida;

5. Não utilize a água fervente, pois a 100ºC o café queima os óleos aromáticos. Desligue o fogo um pouco antes da fervura.

6. Cada modo de preparo tem uma moagem certa: cafés filtrados em coador devem utilizar moagem média ou fina; para cafeteira italiana ou french press utilize moagem grossa.

7. Cafés com torra escura resultam em cafés fortes e mais amargos. Uma torra clara possibilita cafés mais suaves. A torra média é usada para cafés mais equilibrados.

8. Adoce o café somente quando for consumi-lo, nunca durante o seu preparo.

9. Use 50g (4 colheres de sopa) de pó de café para cada 500ml de água. Essa proporção pode mudar de acordo com a marca de café utilizado;

10. A bebida tem validade de no máximo 1 hora. Após este tempo são formados compostos químicos prejudicais a saúde. Prepare apenas a quantidade de café que irá consumir.