Torne-se um expert em vinhos em 24 horas

Por Marcelo Katsuki

Se você gosta de Prosecco, você deve ser uma pessoa divertida, extrovertida, descomplicada. Já se prefere os vinhos da Borgonha, há uma grande chance de você ser masoquista, pois a taxa de fracassos ao escolher a garrafa pode ser desapontadoramente alta. Essas revelações estão no livro “Expert em Vinhos em 24 Horas” da crítica de vinhos Jancis Robinson.

 

jr16-livro-miolo

 

Ninguém vai se transformar num expert em vinhos lendo apenas um livro, pocket e de 160 páginas. Afinal, é preciso beber muito vinho para começar a entender um pouco desse universo. Mas já é um começo. A autora conseguiu reunir os principais tópicos sobre o assunto, com dicas que vão desde a escolha da garrafa, passando pelo serviço do vinho e sua conservação, até a  harmonização com comidas.

Jancis apresenta as 10 variedades mais cultivadas de uva e as regiões vinícolas do Velho e do Novo Mundo com indicações de vinícolas a serem visitadas. De quebra, tem Manoel Beato, sommelier do grupo Fasano, fechando a edição com um breve panorama da produção de vinhos no Brasil. Uma agradável e didática leitura para o final de semana.

Expert em Vinhos em 24 Horas
Jancis Robinson – Editora Planeta
160 páginas – preço sugerido R$ 33,90