Luiz Felipe, um bolo com muita manteiga, coco e queijo do reino!

Por Marcelo Katsuki

Ontem comi um bolo que me deixou pirado: é daqueles bolos nordestinos, fortes, com sabor de coco, manteiga e esse ainda levava queijo do reino, uma delícia! E como estamos próximos das festas de final de ano —e o queijo do reino é muito consumido nessa época— achei que valia compartilhar com vocês.

O bolo se chama Luiz Felipe e a receita está no livro “O Não Me Deixes – Suas histórias e sua cozinha”, onde Rachel de Queiroz comenta: “Para fazê-lo é preciso ter inspiração e, principalmente, boa mão para doces. Existem outras receitas do bolo com o mesmo nome em diferentes regiões, mas o nosso do Ceará, o do Não me Deixes, é esse”. Vale cada caloria, rs!

 

bol16-bolo-queijo-reino

Bolo Luiz Felipe

Ingredientes:
– 10 gemas
– 4 claras
– 5 xícaras de açúcar
– 2 ½ xícaras de farinha de trigo
– 1 pires bem cheio de queijo ralado (do reino)
– 2 xícaras de manteiga
– 1 copo de leite de coco (se for de coco fresco, melhor)

Preparo:
Bata bem as gemas. Em outro recipiente, bata as claras em neve e reserve.

Faça uma calda com o açúcar mas sem deixar escurecer. Com a calda fervente, tire-a do fogo e junte as gemas mexendo vigorosamente.

Em seguida, junte as claras e continue mexendo sem parar, enquanto acrescenta o leite de coco, a manteiga, o queijo e por último a farinha de trigo bem peneirada e ao poucos.

Besunte uma forma redonda (com furo) com manteiga e enfarinhe-a. Ponha a massa na forma e leve-a ao forno pré-aquecido em 180º C por 45 minutos, até ele dourar por cima.

Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno. Cubra com raspinhas do queijo.