Taioba tem cozinha surpreendente no litoral norte

Por Marcelo Katsuki

Vai passar o final de ano no litoral norte? Então essa dica é para você, caso ainda não conheça o Taioba, restaurante do Eudes Assis. O chef fez fama em Maresias cozinhando no Seu Sebastião, enquanto batalhava com o seu projeto Buscapé, que oferece capacitação profissional para jovens do litoral paulista.

O projeto segue firme e forte, mas desde o ano passado, Eudes responde pela cozinha do Taioba, seu restaurante e serviço de eventos localizado no “lado do sertão de Camburi”, como o chef faz questão de falar.

A casa oferece uma caprichada cozinha caiçara, tem serviço amigo e um gostoso ambiente. A seguir, uma amostra das especialidades servidas em porções reduzidas para degustação. Como o chef valoriza o uso de ingredientes da época, o menu está sempre se renovando.

 

eudes16-bolinho-taioba

A taioba, que dá nome ao restaurante, é um dos ingredientes locais utilizados nesse bolinho, sequinho por fora mas com interior cremoso; imperdível.

 

eudes16-bolinhodepeixe

Em matéria de petisco, tem também o gostoso Bolinho de peixe seco com chutney picante de banana.

 

eudes16-cervejalocal

Aproveite para conhecer as cervejas locais, como a leve e refrescante Istenek, produzida em São Sebastião.

 

eudes16-menudodia

O menu com as sugestões do dia, junto à entrada do restaurante, sempre esconde surpresas como a posta de pescada na folha de bananeira, que fez o maior sucesso na mesa.

 

eudes16-manjuba

Olha que delícia: Manjubinha empanada no fubá servida com maionese de mostarda Dijon e o aromático limão cravo.

 

eudes16-chuchu

O que esperar de um chuchu gratinado com creme de camarão? Tudo! Esse foi um dos pratos mais gostosos que comi nos últimos tempos.

 

eudes16-peixe-camarao

Corvina com molho de camarão, arroz integral com lentilhas vermelhas e abóbora assada. Um prato rico em sabores e texturas e com o peixe no ponto perfeito!

 

eudes16-salao

O luminoso e arejado salão do restaurante.

 

eudes16-polvo

Polvo grelhado, mandioca e taioba refogada servidos com vinagrete, que valorizou ainda mais o prato.

 

eudes16-frutosdomar

Frutos do mar grelhados, mandioca e pupunha.

 

eudes16-sagu

Fechando a degustação, Sagu de coco com tapioca, manga e praliné de pistache servido com uma cachaça de banana geladinha.

 

eudes16-chef

O chef Eudes Assis ao lado da lousa com as sugestões do dia. Há também um menu fixo com outras opções que incluem carnes e saladas.

 

eudes16-fachada

A fachada do restaurante, localizado do lado do “sertão” de Camburi. Recomendo!

Taioba Gastronomia – mapinha aqui
Rua Tijucas, 55, Camburi, tel.: (12) 3865-2846