A volta da Piña Colada

Por Marcelo Katsuki

Vocês repararam que o drinque, outrora desprezado, voltou a circular pelos bares da cidade? Assim como o Rabo de Galo —mas esse virou cult, ganhou até versões com bebidas premium, sendo preparado pelos top bartenders da cidade.

Confesso que depois da moda do Aperol Spritz, do Negroni e do Gim-tônica, só venho tomando Cuba Libre, outro ‘must’ das antigas, revela-idade. Volta e meia peço o drinque para ficar simpático nos eventos. E sem limão: “Coca e rum, por favor”. Não sei porque mas acho menos invasivo, rs.

Agora aderi à Piña Colada. Modinha? Não sei, só sei que leva meu adorado rum, abacaxi e leite de coco, e que no final do dia –ou da noite– cai feito sobremesa, docinha e fogosa. Abaixo a receita da Piña Colada do Onça, servida no bar da chef Janaina Rueda. Tem ainda a versão servida no Cadillac Bar, que leva creme de leite, e a versão sem álcool do restaurante Serafina, que utiliza mel.

 

pina17-superior

Piña Colada do Onça

60 ml de leite de coco feito na casa
70 ml de rum Club Havana
6 cubos de abacaxi
20 ml de xarope de açúcar
cubos de gelo

Preparo do leite de cco:
Triture um coco seco no liquidificador. Passe no pano, esprema para retirar o leite e reserve.

Preparo do drinque:
Macere o abacaxi na coqueteleira, acrescente o xarope de açúcar, o leite de coco, o rum e o gelo. Misture bem e sirva em copo longo.

 

Piña Colada do Cadillac Bar

50 gr de abacaxi em cubos
40 ml de leite de coco
30 ml de creme de leite
25 ml de xarope simples
50 ml de rum Carta Prata

Preparo:
Macere o abacaxi com o xarope simples, adicione o gelo na coqueteleira e os demais ingredientes. Bata vigorosamente. Servir na taça escandinava (aquela sinuosa e com pé curto) sem coagem. Decorar com um ramo de hortelã fresco e uma fatia de casca de abacaxi.

 

Frapê Piña Colada do Serafina

100 gr de abacaxi
20 g de mel
130 ml de leite de coco Obrigado
100 ml de gelo

Preparo:
Bata todos os ingredientes em um liquidificador e servir em copo médio com uma folha de hortelã para decorar.

Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress