Bar Sul abre na Vila Madalena com petiscos inspirados na cozinha sul-americana

Por Marcelo Katsuki

A chef Tanea Romão, famosa por suas geleias e pela caprichada cozinha do Kitanda Brasil —seu extinto restaurante em Tiradentes (MG)— está de volta à cidade. Desde o final do ano passado ela vem se dedicando à implantação do novo Bar Sul, onde assina um cardápio de inspiração sul-americana.

Se por um lado há patacones (banana-da-terra frita com carne) e fritada de chancho (costelinha de porco cozida em molho de laranja), há também clássicos brasileiros como a galinhada com pequi, o fígado com jiló e a moelinha na cachaça.

 

sul17-mofongo

Comecei com o Mofongo, uma típica comida de bar de Porto Rico: fatias de banana-da-terra grelhadas servidas com carne. É quase um comfort food de boteco, rs.

 

sul17-torresmo

Os torresmos são “importados” do sul de Minas, feitos por uma fámília há mais de 50 anos. São crocantes e sequinhos, têm pouca gordura. São servidos com geleia de cachaça, imperdíveis.

 

sul17-bar

O bar, a cargo do bartender Wemerson Bispo, também não decepciona. A decoração conta com bancos de madeira e um jardim suspenso de samambaias.

 

sul17-mango

Provei o Mango Pisco, feito com purê de manga, sumo de limão e Cointreau. Potente mas equilibrado, com dulçor na medida.

 

sul17-caipira

As caipirinhas mereceram uma série especial, com ingredientes como pimenta biquinho, purê de banana, pimenta dedo-de-moça. Na foto, caipirinha de três limões com rapadura.

 

sul17-porco-laranja

A fritada de chancho é um saboroso prato da Colômbia que traz costelinhas de porco desossadas e cozidas em molho de laranja. É servida com cebola roxa e gomos de laranja, acompanhada por fatias de pão.

 

sul17-fritas

Até a batata frita tem tratamento especial. Em formato de canoa, vem sequinha e acompanhada por um creme de ricota defumada muito saboroso.

 

sul17-pasteis

A chef criou pastéis incríveis, com recheios inspirados em pratos sul-americanos, como os peruanos carapulca (pernil suíno, amendoim, milho e batata) e anticucho (coração bovino grelhado e picado, preparado com cebola, tomate, batata e milho). Tem ainda a saltenha argentina, com recheio de carne da empanada, ovos, uva passa e batata. Tudo frito.

 

sul17-bolinhodechuva

Para finalizar, nada como o macio bolinho de chuva com açúcar e canela, servido com o doce de leite cremoso que a Tanea faz com leite condensado –para lembrar os tempos de menina. Esses bolinhos são um espetáculo!

 

sul17-salao

Detalhe do salão, com aberturas voltadas para a rua Inácio Pereira da Rocha.

Os pratos são bem servidos –as fotos foram feitas com meias porções– e os preços são bastante convidativos.

Bar Sul – mapinha aqui
R. Mourato Coelho, 861, Vila Madalena. Tel. 3031-8272. D
e ter. a sex., das 17h à 1h. Sáb., das 16h à 1h. Dom., das 16h à 0h
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress