O melhor restaurante da noite de Tóquio

Por Marcelo Katsuki

Tenho dormido com fome. Muita fome. E a culpa é da série Midnight Diner: Tokyo Stories da Netflix, uma pequena preciosidade que descobri numa dessas noites de insônia.

A série se passa em um pequeno restaurante japonês que funciona entre a meia-noite e 7h da manhã. O visual é de um izakaya: um balcão simples, muitos pratinhos e todas aquelas comidas que a gente adora. O menu é limitado mas o ‘master’ prepara qualquer prato, desde que tenha os ingredientes. Que sonho!

 

md16-presunto-empanado

Em um dos últimos episódios, um cliente se delicia com um presunto empanado com panko! E a gente fica babando, já quero fazer!

A série é inspirada no livro “Shinya Shokudo”, de Abe Yaro, e embora cada episódio tenha um nome de um prato —de Lámen a Tamago— os protagonistas são os clientes. Os personagens narram seus dramas e em algum momento surge o prato, que no final do episódio tem uma dica revelada pelo ‘master’, interpretado por Kaoru Kobayashi. Não é uma série sobre comida, mas sobre pessoas.

 

md16-balcao-drag

A vontade é de ocupar um dos disputados lugares do balcão com essas figuras da noite de Tóquio. E ouvir os conselhos do master, que funciona ali como um terapeuta da galera.

 

md16-Tokoroten2

Uma das cenas que mais me encantou foi a da montagem do “tokoroten”, o delicado macarrão feito com gelatina de alga. O corte da gelatina, o barulho da colher, tudo de uma beleza instantânea: cinco segundos de pura poesia na apertada cozinha do master.

 

md16-balcao-crianca

Hoje vou assistir ao último capítulo da primeira temporada, já com saudade do meu diner favorito. A sorte é que já existem mais duas temporadas prontas (corre, Netflix!) e até uma versão para o cinema, lançado em 2015. Imperdível para quem ‘curte um japa’.

Fotos: Reprodução/Netflix