Aprenda a preparar Koeksisters, doce típico da África do Sul

Por Marcelo Katsuki

Voltei da África do Sul cheio de novidades, receitas, dicas de restaurantes e curiosidades que irei postar ao longo mês. Mas quero começar com a receita de Koeksisters, um doce que conheci no One&Only da Cidade do Cabo e que me encantou pela doçura. E que doçura!

O doce lembra um bolinho de chuva em forma de trança, mas a massinha é frita e mergulhada em um aromático xarope, ficando bem úmida e com um perfume intenso. É de babar.

 

 

Koeksisters
(Rendimento: aproximadamente 15 unidades)

Massa
2 xíc. de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo grande
1/4 xíc. de água
óleo para fritar

Calda
1 kg de açúcar
1 e 1/2 xíc. de água
2 paus de canela
1/2 coher (chá) de gengibre em pó
Suco de 1 limão

Preparo

Massa
Em uma vasilha, peneire a farinha, o fermento e o sal. Junte a manteiga aos poucos até incorporar na mistura. Acrescente o ovo e a água aos poucos e mexa até formar uma bola. Deixe descansar por 40 minutos.

Calda
Em uma panela dissolva o açúcar na água, junte as especiarais e o suco de limão e leve ao fogo até ferver. Apague o fogo, deixe esfriar e leve à geladeira por 12 horas.

Montagem
Abra a massa com uma espessura fina e corte em tiras de 10 cm com 1 cm de largura. Dobre ao meio e torça, fazendo voltas com a massa. Frite em óleo quente, escorra rapidamente e mergulhe na calda, que deve estar gelada, até que a massa absorva boa quantidade. O doce deve ficar encharcado, como na foto abaixo. Disponha em uma travessa ou em potes decorados com canela em pau.

 

 

Uma maneira bacana de apresentar o doce, tirando partido do aroma marcante da canela em pau.

Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress
O jornalista viajou a convite da South African Tourism e da South African Airways.