Uma tarde pelos bares do Comida di Buteco de São Paulo

Por Marcelo Katsuki

Sábado foi dia de percorrer três bares do Comida di Buteco para conhecer alguns dos petiscos concorrentes aqui de São Paulo. O concurso acontece em 20 cidades e se encerra no dia 14 de maio, tendo como tema “cereais”. Considerados a base da alimentação no Brasil e no mundo, o ingrediente foi escolhido por sua versatilidade, além do baixo custo –fator importante já que o preço do petisco concorrente não deve ultrapassar R$ 25,90.

 

Começamos a ronda visitando o Famoso Bar do Justo (Rua Alferes Magalhães, 25 – Santana), do também famoso Valtinho, na zona Norte. É um grande bar, com salões internos e mesas na calçada que dominam a rua. A vontade é de passar o dia lá, mas o passeio estava apenas começando.

 

O petisco, chamado Trio Maravilha, traz um suculento cupim assado por horas e depois empanado na farinha de mandioca. Vem acompanhado por cuscuz de milho e banana crocante. Não deixe de provar o vinagrete de jiló, que lembra um sunomono de pepino. Delicioso!

 

O segundo bar visitado foi o Clã Destino (Rua Maria José, 423 – Bela Vista), que tem uma pegada mais moderna e ocupa um tablado em um largo amplo em plena Bela Vista. Um bar novo e que merece uma visita, por sua proposta gastronômica e suas ações de preservação do bairro junto à comunidade local .

 

O petisco concorrente é o Clã de Panela, um mix de arroz cateto e cevadinha cozido com costela e lombo defumados, bacon, torresmo e um perfumado tempero da casa. Delicioso!

 

O último bar visitado foi o Esquina Grill do Fuad (Rua Martim Francisco, 244 – Santa Cecília). O bar passou por uma reforma completa e está irreconhecível. Ficou mais amplo, moderno mas manteve os pratos que fizeram a fama da casa como o Picadinho de Luxo.

 

O Kebab do Fuad é o petisco do concurso. O pão sírio vem tostado e com farto recheio de picanha, tomate, cebola e especiarias, acompanhado de fritas. A maionese de alho completa o prato dando aquele toque de sabor.

O vencedor do concurso de cada cidade deve ser anunciado até o final do mês. Em junho, uma comissão de jurados especiais vai visitar os 20 campeões para eleger o campeão nacional. Para ver os bares participantes de São Paulo, clique aqui.

 

Em tempo: o Comida di Buteco lançou um livro com algumas das melhores receitas dos petiscos participantes do concurso para você poder fazer em casa. Para comprar o livro, clique aqui.

Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress e divulgação (livro)