Sobre agricultura orgânica e o ambiente alimentar brasileiro

Por Marcelo Katsuki

O Festival de Gastronomia Orgânica – Da Terra ao Prato é considerado um dos mais importantes festivais sobre gastronomia limpa e tem como objetivo fomentar, divulgar e promover a agricultura orgânica, conectando produtores, chefs e consumidores.

O evento contará com aulas de chefs e feira de gastronomia com receitas utilizando orgânicos, oficinas, feirinha de produtos com pequenos produtores e até massagem, dança e yoga. Só amanhã e domingo no Parque Villa-Lobos, das 9h às 18h, com entrada gratuita. Para ver a programação completa, clique aqui.

******

 

O documentário “Fonte da Juventude”, do diretor Estevão Ciavatta, discute o ambiente alimentar brasileiro como a obesidade e a má alimentação e aponta a biodiversidade como uma solução para superar a má nutrição no país. O filme será veiculado no dia 1º de junho no GNT mas tem pré-estreia amanhã, às 20h30 no Espaço Itaú de Cinema, seguido de bate-papo com o diretor e convidados.

******

 

Em tempo: foi lançado o Moo, iogurte mais denso que o grego e considerado um superalimento. O iogurte é produzido na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, e leva somente leite semi-desnatado de produtores da região e fermentos lácteos. O produto pode ser encontrado em mercados como o Eataly, Santa Luzia e St Marché nos sabores Tradicional, Mel silvestre, Morango e Laranja com gengibre, pelo preço sugerido de R$ 4,99. Abaixo, uma receita de pasta turca da chef Adriana Cymes feita com o iogurte.

 

Pasta Turca de Beringela com Moo
Adriana Cymes

 

Ingredientes:
1,2 kg de beringela
1 dente de alho ralado
100 ml de azeite
½ pote de iogurte Moo
30 ml de suco de limão
Sal a gosto
Pimenta do reino

 

Modo de preparo:
Lave as beringelas e fure com a ponta da faca, grelhe na boca do fogão até ficar bem macia. Deixe amornar, corte ao meio e com uma colher, tire a polpa.
Misture a polpa com o iogurte, o suco de limão, tempere com sal e pimenta e por último, junte o azeite para emulsionar a pasta.
Sirva com cebola frita por cima e pão fatiado.

 

Fotos: Divulgação e Marcelo Katsuki/Folhapress