Sensi serve seu caprichado menu da Settimana della Cucina Italiana até amanhã

Por Marcelo Katsuki

Feriado em São Paulo é uma delícia. Não ando de bicicleta mas até dou uma caminhada pela Paulista, quando o tempo está bom. Dessa vez aproveitei o trânsito amigo para dar um pulo no Campo Belo, onde fica o Sensi, e conhecer o menu da Settimana della Cucina Regionale Italiana. O restaurante esticou o festival até esse domingo, para a sorte de quem não conseguiu visitar durante o evento.

 

Chef Manuel Coelho do Sensi

O chef Manuel Coelho (foto) faz um trabalho consistente e rigoroso –e sua cozinha é aberta, dá para acompanhar seu trabalho de perto. O menu que ele criou com o chef Francesco Brunetti, da Osteria di Passignano (Toscana), traz opções interessantes, com pratos clássicos e também criações contemporâneas sempre com um toque autoral. O menu custa R$ 95 (três pratos) ou R$ 139 (quatro pratos).

 

Entradas do menu da Settimana della Cucina Italiana no Sensi Gastronomia

Há duas entradas: um rolinho de massa fresca com carne crua e cogumelos tostados, uma versão instigante da carne cruda. A segunda opção é uma tortinha macia de queijo pecorino com torradinha de pão toscano e tomate concassê, como uma brusqueta. A tortinha tem textura de suflê e sabor de pão de queijo, uma gostosura.

 

Nhoque de ricota do menu da Settimana della Cucina Italiana no Sensi Gastronomia

O primo piatto traz nhoque de ricota e espinafre servido com polvo e fitas de lula, sobre molho à base de caldo de peixe e frutos do mar. Acho que aqui cabe dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, olha o colorido desse prato!

 

Pratos do menu da Settimana della Cucina Italiana no Sensi Gastronomia

A outra opção é um Fagottino recheado com pappa al pomodoro, um encorpado creme de tomate com manjericão. Ideia genial, tomara que entre para o cardápio da casa! Na foto seguinte, o secondo piatto: um bacalhau em duas texturas, desfiado e assado, servido com purê e crocante de grão-de-bico com espinafre salteado.

 

Contrafilé do menu da Settimana della Cucina Italiana no Sensi Gastronomia

A outra opção de secondo piatto traz o macio e saboroso miolo do contrafilé com um tempero típico da Toscana que lembra canela e cominho, acompanhado por vagens envoltas em panceta sobre um creme de pimentões vermelhos.

 

Sobremesas do menu da Settimana della Cucina Italiana no Sensi Gastronomia

De sobremesa o clássico Zuccotto: pão de ló recheado com creme de chocolate e avelãs, sobre calda de Vin Santo. A segunda opção, moderna, vem com pão de ló de chocolate com creme inglês e uma deliciosa espuma de licor Alkermes, floral mas com especiarias como noz moscada.

 

Fachada do Sensi

Detalhe da fachada do restaurante, localizado no Campo Belo

Um menu bem elaborado e que, harmonizado com os vinhos da vinícola Antinori –onde fica o restaurante do chef convidado– torna a experiência ainda mais preciosa. A 6ª Settimana Della Cucina Regionale Italiana terminou oficialmente na semana passada, mas ainda bem que o chef Manuel Coelho deu essa esticadinha até amanhã, domingo; esse menu merece ser celebrado.

Sensi Gastronomia – mapinha aqui
Rua Gabrielle D’Annunzio, 1.345, Campo Belo – Tel: (11) 2478-5099
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress