Comendo na casa dos outros

Por Marcelo Katsuki

Fui conhecer a Casa Choppanildo no domingo. Thiago, o cozinheiro, abre sua casa para almoços e jantares mediante reserva. A proposta segue a linha dos “supper clubs”, mas sem chefs famosos ou grandes produções; é um clima mais caseiro e afável –inclusive no preço. Pernambucano, Thiago Beltrão veio para a capital paulista transferido pela empresa há dez anos, mas acabou encontrando na cozinha uma maneira mais prazerosa de levar a vida.

 

No site da casa há sete menus completos com preços que variam de 57  a 75 reais. Mas é possível montar o cardápio a partir do prato principal, que define o preço. Escolhemos o menu do Ancho na Manteiga (R$ 65) e trocamos a entrada e a sobremesa por pratos que vimos no instagram do Choppanildo.

 

Falando nele, o Choppanildo é o coelho do Thiago, que recebe as visitas deitado no tapete da sala, na maior tranquilidade. Adora receber carinho mas não gosta que peguem no colo, já vou avisando. Nunca vi um coelho tão amistoso.

 

De boas vindas, Thiago preparou torradinhas e um patê de atum e alcaparras com maionese caseira, que também vimos no insta dele e pedimos. Pura nostalgia.

 

A entrada foi um Arrumadinho de fraldinha com feijão e farinha de mandioca. A carne, bem temperada, veio acebolada e acompanhada por um delicado vinagrete.

 

Comemos tanto arrumadinho que pedimos uma pausa para o principal: o ancho na manteiga. A carne, macia e saborosa, foi servida com mandioca cozida e farofinha de cebola queimada.

 

Finalizamos com a Cartola, tradicional sobremesa nordestina feita com banana frita, queijo manteiga e canela com açúcar. Thiago ainda coroa o doce com a crosta do queijo que gruda na frigideira –e deixa tudo ainda mais gostoso.

 

A Casa Choppanildo também aceita encomendas! Olha o anúncio no elevador.

 

Fachada do edifício, que fica naquela ilha que se forma no cruzamento da Paulista x Consolação x Dr. Arnaldo. A casa abre todos os dias, basta reservar. Foi um domingo de comilança na casa alheia, com comidinha caseira caprichada, mas como se eu estivesse em casa.

Casa Choppanildomapinha aqui
R. da Consolação, 2570 – Jardim Paulista, São Paulo – Telefone: (11) 96705-9514
Fotos: Marcelo Katsuki/Folhapress