Livro de Ana Luiza Trajano propõe manter a cozinha brasileira viva dentro das casas

Por Marcelo Katsuki

Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil” é o primeiro livro do Instituto Brasil a Gosto. A proposta da chef Ana Luiza Trajano, presidente do instituto, é “manter a cozinha brasileira viva dentro de nossas casas”. Para tanto, apresenta 512 receitas selecionadas a dedo de seus quase 20 anos de pesquisas e viagens pelo país.

• Aprenda a receita de brigadeirão do novo livro da chef Ana Luiza Trajano

Tem de arroz de cuxá a xinxim de galinha, passando por itens pouco conhecidos como a Quinhapira (um caldo indígena feito com peixe e tucupi) até outros puramente afetivos, como a Gelatina Colorida e a Maçã do Amor. O Lambari Frito vem empanado em fubá enquanto o Pudim de Leite não traz leite condensado nos ingredientes. Receitas de raiz.

Tudo isso dividido em cinco seções: tira-gosto, mistura, sustância, fartura e pães e quitandas. E o índice ainda traz listagens por categorias como “vegetarianas”, “sem glúten” e “sem lactose”. Uma bela sacada.

As receitas trazem belas fotos do Alexandre Schneider com produção culinária da Janaína Resende. O prefácio coube ao Carlos Alberto Dória, que fala sobre a ”culinária de papel”.

Fechando o livro, dicas que vão ajudar quem não conhece termos como “ponto de fio”, “picos moles” e termos, técnicas e utensílios básicos para a sua cozinha —além de temperaturas do forno e tabelas de equivalência de medidas. Básico —mas completo e bem elaborado.

Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil – preço sugerido R$ 120,00
Autor: Instituto Brasil a Gosto, Ana Luiza Trajano
Número de páginas: 420
ISBN: 978-85-06-00215-5